Cultura

Estilista Vanuza Bárbara de volta ao Espaço Hibridus

Vanuza Bárbara desenvolveu suas peças imprimindo, além de uma combinação de cores e formas, sua identidade e a da região onde vive (Crédito: Divulgação)

IPATINGA – A Exposição Carne Seca, da estilista Vanuza Bárbara, retorna entre os dias 22 e 30 de agosto ao Espaço Hibridus. A exposição será aberta no dia 22, às 19h30 no Q-Cult e permanecerá aberta à visitação, de 12h às 18h, exceto sábados e domingos, até o dia 30. Serão expostas peças que objetivam reforçar a cultura local e agregar à moda aspectos de sustentabilidade, utilizando tecidos reaproveitados.

Com patrocínio da Provest, apoio da FIEMG, Centro Cultural Usiminas e do Governo do Estado de Minas, a exposição mistura moda, cultura e sustentabilidade e marca a continuidade do trabalho da estilista focando, principalmente, na reciclagem de produtos e desenvolvimento cultural e econômico local.

Vanuza Bárbara desenvolveu suas peças imprimindo, além de uma combinação de cores e formas, sua identidade e a da região onde vive. A fim de fomentar o cenário da moda regional, a estilista se juntou ao Grupo de Bordadeiras Fazendo Arte de Ipatinga, uma cooperativa de mulheres que trabalham com o bordado como uma nova forma de postura de vida. Juntas deram uma nova roupagem aos tecidos da Provest, aplicando técnicas desenvolvidas em suas oficinas e realizando um intercâmbio de informações com a estilista e sua história.

A ARTISTA
Como inspiração para este projeto, a estilista se baseou na obra do artista plástico, arquiteto e cenógrafo Flávio Império. Flávio trabalhava a escassez de recursos como possibilidade criativa, o que influencia diretamente Vanuza em seu projeto. O experimentalismo artístico da região do nordeste inspirou pesquisas e trabalhos de Flávio Império, principalmente nas técnicas de serigrafia e litogravura.

Flavio teve contato com os tecidos de carne seca em uma visita ao Mercado São José em Recife, produtos de rejeito industrial, utilizados para os processos industriais de limpeza das máquinas da indústria de tecelagem e que por isso ficavam manchados e borrados com tinta escorrida. Império passou a interessar-se por eles de modo a imprimir-lhes novas estampas serigráficas com traços por ele desenhados, apropriando-se desses pedaços de rejeito industrial e conferindo-lhes renovado caráter artístico, status de obra de arte.

RETALHO E BORDADO
Vanuza Bárbara, inspirada pelo trabalho de Flávio Império, transfere essa técnica para suas roupas e as constrói baseada em suas raízes mineiras mesclado ao suingue das cores e formas brasileiras. A fim de firmar em suas peças traços da cultura do Vale do Aço, a estilista trabalha utilizando tecidos mais leves, que se adaptam ao clima local e com formas e cores baseadas nas belezas regionais. Enquanto técnica, buscou inspiração nos retalhos de pano utilizados em Minas Gerais e no bordado tão presente na região.

O trabalho de Vanuza Bárbara pode ser visto gratuitamente no Espaço Hibridus, situado na Avenida Vinte e Oito de Abril, 621, sala 402, 4º andar, que conta com o patrocínio da Usiminas através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e da 4ª Edição do Prêmio Cena Minas, entre os dias 22 a 30 de agosto, de 12h às 18h, exceto sábado e domingo.

FICHA TÉCNICA
Coordenador: Vanuza Bárbara
Produtor: Leila Cunha
Assistente de Produção e Cenário: Hérique Assis
Fotografia: Eduardo Galetto, Ricardo Alves
Bordados: Grupo de Bordadeiras Fazendo Arte
Costureira: Alexsandra Hemerick
Cenografia: Hérique Assis e Vanuza Bárbara

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com