Cidades

Estado negou ajuda financeira anunciada por Governo Robson

O prefeito Robson Gomes (PPS) se reúne hoje em Belo Horizonte com o secretário estadual em exercício, Breno Simões    (crédito: Nadieli Sathler)

 

IPATINGA – A ajuda financeira de R$ 1,5 milhão do governo estadual ao Hospital Municipal Eliane Martins para os próximos 30 dias não irá se concretizar. De acordo com o subsecretário Maurício Rodrigues Botelho, nenhum repasse pode ser feito à instituição em virtude do período eleitoral. O mesmo foi dito pelo promotor Walter Freitas, na tarde de segunda-feira (23).
“Não há possibilidade de repassar recursos. Diferentemente do que foi anunciado, temos vedação eleitoral para isso. Nesta quarta-feira, o prefeito de Ipatinga (Robson Gomes) tem uma reunião com o secretário em exercício Breno Simões. Nesse encontro vamos discutir a situação. Mas, de qualquer forma, estamos atentos à questão do Hospital Municipal e vamos discutir o que a gente consegue resolver”, declarou.
Maurício disse que o HMI é responsabilidade do município. Por ser gestão plena, a responsabilidade de custeio é da Prefeitura. Contudo, o estado vai procurar ajudar na medida do possível. “O que pode estar acontecendo lá é o mesmo caso dos hospitais. Excesso de consultas especializadas. Pacientes na classificação de risco verde e azul são casos para ambulatório e atenção primária. Não tem estrutura hospitalar que suporta esse tipo de excesso”, avaliou.

CUSTEIO
Sobre a informação dada pela Prefeitura de Ipatinga de que 97% do custo do Hospital Municipal é mantido com recursos próprios, o representante do governo estadual ressaltou que é preciso avaliar melhor se a informação é verdadeira. “Primeiro temos que avaliar se isso é verdade. Não que estejam faltando com a verdade. Precisamos medir qual a situação de risco e de onde são os pacientes. Porque os casos classificados como laranja, amarelo e vermelho (veja abaixo) de um município pequeno, tem que vir é para cá mesmo. Agora, se ele é um paciente azul do município menor, ele tem que ficar lá”, explicou.
Maurício avaliou que tanto em Ipatinga, Coronel Fabriciano e até mesmo Timoteo há excesso de pacientes da própria sede na porta dos hospitais. Por isso, a classificação de risco é importante, pois mostra a disfunção do sistema.

CLASSIFICAÇÃO

A classificação de risco é a gestão dos usuários que procuram atendimento nos serviços de saúde. Ao dar entrada em uma unidade de saúde o paciente é classificado, recebendo uma prioridade que determina o tempo alvo para o primeiro atendimento médico. A prioridade é baseada na situação clínica apresentada e não na ordem de chegada:

Vermelho – Emergência – 0 minuto
Laranja – Muito urgente – 10 minutos
Amarelo – Urgente – 60 minutos
Verde – Pouco urgente – 2 horas
Azul – Não urgente – 3 horas

Comissão vai apurar morte de adolescente
Ipatinga
– A Prefeitura de Ipatinga informou na tarde de ontem (23) que a morte do estudante Eduardo Rosa dos Santos, de 15 anos, do município de Ipaba, noticiada pelo DIÁRIO POPULR na edição desta terça-feira (24), vai ser investigada.
Em função da gravidade da situação apontada pela família, o secretário municipal de Saúde, Wagner Barbalho, solicitou à diretoria do Hospital Municipal Eliane Martins que uma comissão técnica, formada por enfermeiros e médicos, fosse constituída para apurar detalhadamente o ocorrido. A sindicância interna deve durar cerca de 30 dias.
As suspeitas são de que o adolescente contraiu meningite, e por não ter sido atendido no HMI por duas vezes, nos dias 13 e 15 deste mês, acabou falecendo no dia 16, no Hospital Márcio Cunha, único local em que a família conseguiu o atendimento do paciente.

Demissões
A administração municipal ainda informou que os funcionários que serão remanejados do Hospital Municipal exercem cargo sem terem passado por concurso público (função pública) e, por exigência do Ministério Público, eles serão exonerados.
O Município já prepara, em caráter emergencial, a contratação legal de novos profissionais para as vagas existentes. Todo processo será realizado de forma a garantir o atendimento prestado pelo Hospital Municipal Eliane Martins e acompanhado pelo MP.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com