Cidades

Estacionamento Rotativo tem apoio da Aciapi

IPATINGA – Uma nova rodada de conversas e esclarecimentos sobre o funcionamento do Rotativo Ipatinga foi realizada, nesta quinta-feira (07), com a participação de representantes da Prefeitura, dirigentes empresariais e lojistas do Centro da cidade. O encontro aconteceu por iniciativa da direção da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços (Aciapi) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com objetivo de ampliar as informações sobre o novo modelo de estacionamento regulamentado no município.

JUSTO E EFICIENTE
“O estacionamento rotativo na cidade é um modelo moderno e prático, que permite ao usuário pagar pela ocupação do espaço público no tempo real de uso das vagas, portanto, é mais justo e eficiente”, afirmou Samuel José Gomes, secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, que fez a apresentação do Rotativo Ipatinga, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Amarildo Assis, e do secretário Executivo da PMI, Gustavo Finocchio.

APOIO
O presidente da Aciapi, Luís Henrique Alves, voltou a declarar apoio à implantação do Rotativo Ipatinga, como forma de normatizar e controlar as vagas de estacionamento público nas áreas comerciais do município. “Acredito que esse modelo seja um avanço para nossa cidade e esperamos que tenha boa aceitação junto aos usuários, permitindo melhorar o acesso dos clientes ao comércio”, reiterou o dirigente empresarial, salientando que os encontros com representantes da Prefeitura tem sido positivos para difundir o novo modelo.

FUNCIONAMENTO

Numa fase inicial, a partir da segunda-feira (11), o Rotativo Ipatinga vai funcionar em caráter educativo, com monitores para repassar orientações aos motoristas e usuários dos estacionamentos nas principais ruas do Centro. A partir do próximo dia 18 de abril, passará a ser obrigatório o uso dos parquímetros, e a fiscalização será reforçada com a presença da Polícia Militar e fiscais do município. Ainda no primeiro semestre, o modelo vai ser adotado também nas áreas comerciais do bairro Horto.

TARIFA
A tarifa do Rotativo Ipatinga terá o valor de R$ 2 por hora, ou R$ 0,033 para cada minuto. O controle será efetuado com o uso de parquímetros, que são equipamentos eletrônicos de autoatendimento e programados para registrar o tempo real de utilização das vagas, minuto a minuto. Os parquímetros poderão ser acionados por meio de cartão recarregável ou moedas, sendo que o cartão permite recuperar os créditos não utilizados no estacionamento.

Atualmente, a Prefeitura está cadastrando lojas interessadas em fazer a venda consignada de cartões e recargas, que serão usados no Rotativo Ipatinga. Já o trabalho de remarcação de vagas, pinturas de faixas horizontais e de pedestres, colocação de placas de sinalização vertical e instalação dos parquímetros encontra-se em fase bem adiantada. “Nos próximos dias deverão ser definidas as áreas destinadas aos estacionamentos de longa duração, de forma a atender as demandas existentes e garantir o uso democrático das vagas de estacionamento rotativo”, adiantou o secretário Samuel Gomes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com