Nacionais

Espuma com mais de 3 metros de altura cobre leito do Rio Tietê

Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus

PIRAPORA – Os 16 mil moradores de Pirapora do Bom Jesus, na região metropolitana de São Paulo, surpreenderam-se nos últimos dias com o volume de espuma que cobriu o Rio Tietê e tomou as ruas da cidade. Com mais de 3 metros de altura, a camada de espuma chegou até a porta de algumas casas. O fenômeno é frequente nesta época do ano, quando as chuvas diminuem e o problema da poluição no rio se agrava.

A espuma é provocada pela poluição ao longo do rio, principalmente de detergente não biodegradável, que tem em sua composição fósforo e nitrato, elementos presentes na maioria dos produtos de limpeza e higiene fabricados no país. O lixo e o esgoto clandestinos jogados ao longo do rio chegam perto da barragem da Usina Hidrelétrica do Rasgão e, com o movimento das águas no local, esse detergente provoca a formação de espuma que pode até se espalhar por toda a cidade com a ação do vento.

Segundo a prefeitura, o problema ocorre há mais de 30 anos e prejudica inclusive o turismo [essencialmente religioso] e também a prática de atividades de lazer no rio. Além disso, causa problemas de saúde e mau cheiro. A solução depende de altos investimentos pelo governo estadual que, de acordo com a prefeitura, prometido para os próximos cinco anos. A recomendação para os moradores é ficarem longe da espuma.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com