Cidades

Espaços culturais receberam 126 mil pessoas em 2015

IPATINGA – O ano de 2015 foi de grande movimentação cultural nos espaços culturais Usiminas de Ipatinga. Com uma grade voltada para diversos públicos e faixas etárias, a programação atraiu 126 mil pessoas em mais de 330 eventos realizados ao longo do ano. Destaque para apresentações de teatro e música que lideraram a grade da programação. Neste ano, chamou a atenção o aumento de atrações que fazem sucesso na internet, como stand ups de artistas populares nas redes sociais, que tiveram sessões sempre lotadas.
As atividades que uniram cultura e educação por meio da Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas também se destacaram em 2015. Programações para estudantes, formação para professores, Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideias, Arte em Família, Visitas Teatralizadas foram algumas das atividades que movimentaram o Centro Cultural Usiminas. Neste ano, a grande novidade foi o maior envolvimento das famílias nas atividades do Ação Educativa.

COMUNIDADE

No balanço da participação da comunidade nas atrações, a área de Ação Educativa atendeu 27.201 mil pessoas nos programas Série Espetáculos Didáticos, Visitas Teatralizadas, Visitas Orientadas às Exposições de Artes, Programa de Formação de Professores e Arte-Educadores, Literatura – Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideias, Arte em Família e Programações Especiais. Em 2003, ano da implantação da Ação Educativa, o público foi de 9.660 pessoas.
Neste ano, foram feitos 426 agendamentos de escolas públicas e privadas, universidades, grupos portadores de necessidades especiais, creches, grupos de terceira idade e outras instituições sociais, sendo 155 instituições diferentes de 28 cidades do colar metropolitano do Vale do Aço e outras regiões do estado de Minas Gerais.
Ao avaliar a programação cultural em 2015, a coordenadora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, afirma que os números são positivos e mostram como os espaços culturais Usiminas são referência no Vale do Aço para a comunidade e produtores culturais. “Comemoramos esse saldo de 150 mil pessoas e agradecemos a todos que ajudam a fazer de nossos espaços essa referência importante para a formação de público, promoção da cultura e opção de lazer no Vale do Aço”, salienta Penélope Portugal.

BIBLIOTECA
Espaço muito utilizado pela comunidade, a Biblioteca Central de Ideias, localizada no Centro Cultural Usiminas, fechou o ano de 2015 com um público de 8.258 visitantes. Seu acervo constantemente atualizado com mais de 9 mil títulos e o acesso gratuito à internet atrai pessoas de várias idades em busca de pesquisa, novos conhecimentos ou entretenimento. Atualmente a Biblioteca Central de Ideias possui cerca de 13 mil sócios.
Para associar-se basta comparecer ao local e apresentar a identidade ou certidão de nascimento, CPF e comprovante de endereço. A biblioteca está fechada neste FM de ano, mas seu funcionamento será retomado no dia 5 de janeiro. Seu horário de funcionamento é: terça a sexta-feira, das 10h às 21h, e aos sábados, das 13h às 19h.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com