Cidades

Espaços culturais com equipamentos de ponta

Ipatinga possui dois dos melhores espaços culturais do interior de Minas Gerais: o Centro Cultural Usiminas e o Teatro Zélia Olguin. O primeiro, localizado no Shopping do Vale do Aço, é um dos mais modernos equipamentos culturais do Estado. O espaço conta com um teatro com capacidade para 724 lugares, galeria de artes climatizada com 700 metros quadrados, uma biblioteca com acesso gratuito à internet e empréstimo de livros variados, além de um amplo foyer com um café e outros espaços.

JARDIM JAPONÊS
Em 2012, o Centro Cultural Usiminas tornou-se independente do Shopping Vale do Aço, por meio da construção de sua entrada própria. Com isso, vários benefícios foram agregados ao funcionamento do espaço, como uma maior integração entre os espaços da biblioteca, galeria, teatro e jardins, além da incorporação de 1500 m² em frente à entrada principal. Isso potencializou a visibilidade do espaço, contribuindo para autonomia do Centro Cultural Usiminas, tanto em seus horários de funcionamento, quanto no relacionamento com seu público.

O Jardim Japonês, parte integrante do Centro Cultural, será modernizado e ganhará em breve um novo projeto de paisagismo. Os lagos artificiais do espaço foram desativados há cinco anos por problemas de infiltrações que estavam ameaçando a estrutura do prédio. Em função disso, a área teve que ser aterrada, agregando maior espaço para a realização de eventos ao ar livre, como o Circuito Usiminas de Cultura e o Salão do Livro em 2014. Apenas nesses dois eventos, passaram pelo espaço do jardim mais de 10 mil pessoas.  

 ZÉLIA OLGUIN

Já o Teatro Zélia Olguin, primeiro espaço cultural profissional de Ipatinga, também passou por uma reforma recente e está apto a receber produções nacionais e internacionais, cursos, oficinas e palestras. Oferece ao público um teatro com 206 lugares, além de uma galeria climatizada e uma área para coquetel.

Instituto Cultural

O Instituto Cultural Usiminas, criado pela Usiminas em 1993, tem a importante função de pensar, desenvolver e gerir toda a política de atividades culturais, esportivas e sociais da Usiminas em suas áreas de atuação, sob os pilares da inclusão, formação e desenvolvimento do cidadão.

Ao longo dos seus 21 anos de existência, o Instituto Cultural Usiminas tem se pautado por uma intensa atuação no campo sociocultural, beneficiando e promovendo projetos que impulsionam o desenvolvimento de comunidades com as quais a Usiminas se relaciona. A Usiminas já patrocinou mais de 1.950 projetos.

Além do patrocínio de projetos culturais e esportivos, o Instituto Cultural Usiminas é responsável por gerir seus próprios espaços culturais em Ipatinga/MG, Centro Cultural Usiminas e Teatro Zélia Olguin, desenvolver programas e elaborar projetos próprios.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com