Cidades

Espaço cultural do Limoeiro abre inscrições para curso de teatro livre

IPATINGA- Inaugurado no último dia 29, aniversário da cidade de Ipatinga, com uma programação cultural diversificada e gratuita, voltada para a comunidade, o ECOAR – Espaço Cultural Ofício e Arte deu início às suas atividades. Sua primeira ação, será a promoção do Curso Livre de Teatro – Infantil, Juvenil e Adulto – que foi estruturado para ser realizado em 5 módulos, divididos em 12 meses, buscando instrumentalizar os participantes através de uma pedagogia que se utiliza do lúdico (jogos teatrais e de improviso) para conduzir ao conhecimento do corpo e suas práticas. Para além de uma formação técnica, no curso, os participantes vão aprender sobre o trabalho coletivo e a escuta, potencializando seu preparo para as adversidades da vida cotidiana e diferenças que o circundam.

Ao término do curso será realizada uma montagem com os alunos, que será apresentada em um dos teatros da cidade e, posteriormente, cumprindo temporada no próprio espaço. Os alunos que cumprirem 75% da carga horária do curso, receberão certificado. As inscrições poderão ser feitas na sede do ECOAR, à avenida José Anatólio Barbosa, 1385, no bairro Limoeiro. Maiores informações: (31) 99283.4229 ou pelo e-mail: ecoarcultural@gmail.com

O ECOAR

Idealizado pelo ator e produtor Mati Lima, quando ainda residia na cidade do Rio de Janeiro, o projeto ganhou força com seu retorno a Ipatinga e adquiriu forma através da parceria com o ator e diretor Marrione Warley.

O ECOAR surge como um território de criação, produção e difusão cultural, tendo como proposta, ser um espaço de convivência artística e social para moradores das regionais VIII e IX; e todo Vale do Aço. O espaço atuará em diferentes áreas das manifestações artísticas, oferecendo espetáculos, cursos permanentes de teatro, oficinas, debates e outras atividades.

“Abrir o primeiro espaço cultural do Limoeiro, neste momento delicado em que várias salas de espetáculos estão sendo fechadas, tem um significado muito importante. Estamos localizados na regional que é o berço da cidade, uma vez que a mesma nasceu no distrito de Barra Alegre e possui dois patrimônios culturais – o Congado Nossa Senhora do Rosário (mais conhecido como Congado do Ipaneminha) e a Capela de São Vicente (mais conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Rosário). As regionais VIII e IX sempre tiveram vocação para a arte e a cultura. Há muitos talentos carentes de oportunidades para o exercício e desenvolvimento de sua aptidão artística, e o ECOAR tem o intuito de ser um lugar para experimentos e trocas de experiências”, afirma Mati Lima, coordenador geral do espaço.

PESQUISA

No ano passado, os fundadores realizaram nas escolas públicas e através da internet, uma pesquisa de interesse dos moradores na abertura do espaço e 98% dos 2.200 participantes aprovaram a iniciativa.

“Para nós o diálogo com a comunidade é muito importante para que a oferta das atividades culturais seja, de fato, efetiva”, afirma Marrione Warley, diretor artístico do espaço.

“Sem patrocínio, buscamos o apoio de empresas que acreditam na arte como instrumento de formação e transformação social. E graças às parcerias com a Brasart Sinalização; MG Net Telecom; Bazar Cida; Comercial Chave de Ouro; Comercial Tem de Tudo; ZipAudiovisual; Padaria do Nêgo e Vídeo Plus é que estamos iniciando este projeto”, afirma Mati Lima.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com