Cidades

Escolas recebem verba para obras de acessibilidade

IPATINGA – As escolas municipais Gente Inocente (Imbaúbas), Hermes de Oliveira Barbosa (Pedra Branca), Estrelinha Azul (Bom Jardim), Padre Cícero (Bom Retiro) e Infantil Reino Encantado (Iguaçu), de Ipatinga, receberam recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) “Escola Acessível”, do governo federal. A chegada dos recursos financeiros foi comunicada pelo Ministério da Educação (MEC) à Prefeitura de Ipatinga neste mês. O aporte é destinado à promoção da acessibilidade e inclusão escolar de alunos da educação especial matriculados no ensino regular.

Cada uma das escolas municipais foi contemplada com o valor de R$ 10 mil. Deste total, 80% devem ser aplicados na compra de materiais e adequação do espaço físico das unidades, com a construção de rampas, alargamento de portas e passagens, instalação de corrimãos, adequação de sanitários e instalação de sinalização visual, tátil e sonora. O restante da verba (20%) deve ser empregado na compra de cadeiras de rodas, bebedouros e mobiliários acessíveis, além de produtos de alta tecnologia assistiva.

Com os recursos do programa “Escola Acessível”, as prioridades da Escola Padre Cícero de Castro serão a compra de uma cadeira de rodas, adequação dos banheiros e sinalização tátil, além de adaptar a sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Na Escola Estrelinha Azul, o recurso vai possibilitar a construção de banheiros adaptados, alargamento das portas de algumas salas de aula e o pátio receberá novo piso. “O parque também se tornará acessível com obras de adequação e instalação de um balanço adaptado, que foi adquirido com objetivo de integrar um de nossos alunos, que é cadeirante, nas atividades de lazer”, afirma diretora da escola, Virna Barbosa de Oliveira.

A coordenadora pedagógica da Escola Gente Inocente, Isabel Cristina de Souza, aguarda a chegada do novo mobiliário da sala de recursos do AEE. Atualmente, cerca de 10 alunos utilizam a sala do AEE da unidade de ensino.

A Escola Infantil Reino Encantado, por sua vez, utilizará os recursos do programa “Escola Acessível” para complementar o projeto de obra estrutural que será executado na unidade de ensino em 2014. Além das melhorias previstas nesta obra, a escola poderá construir banheiros acessíveis e adquirir material didático para a sala de AEE.

O aporte também será empregado em adequações do espaço físico, para melhor acessibilidade dos alunos na Escola Municipal Hermes Oliveira Barbosa.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com