Cultura

Escolas municipais vão ver obras de animação do Brasil e exterior

IPATINGA – O projeto “Cinema de Todo Mundo – II Edição” levará filmes de animação infantil internacional e nacional a oito escolas da rede municipal de ensino de Ipatinga, com projeções de curtas metragens.

A opção por exibir cinema de animação e também desenhos internacionais foi feita porque uma enorme quantidade de produções de excelente qualidade realizadas em diversos países fica restrita aos festivais específicos realizados normalmente em grandes centros, ou seja, sequer chegam ao interior e às salas de cinemas convencionais. O que se traduz numa grande segregação cultural e educacional, pois são filmes de arte com forte apelo educacional, que poderiam colaborar com o crescimento intelectual de nossas crianças, avaliam os coordenadores do projeto.

A escolha pelo público infantil deu-se pela abertura própria da faixa etária em questão, passível de uma maior aceitabilidade às “novidades”, o que seria um facilitador no tocante à formação de plateia para o cinema alternativo de qualidade, intercambiando, simultaneamente, impressões com outros países em nível de cultura e de estilos de vida.
Este projeto é realizado e coordenado pelo produtor Alexandre Fernandes Luna, com curadoria e produção de Eder Medeiros, conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Ipatinga, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Informações Alexandre Luna (31) 9406-2150.

Confira o calendário de exibições

FILMES INTERNACIONAIS

“A Maior Flor do Mundo”/“Lá flor mas grande del mundo”, Juan Pablo Etcheverry, animação, Espanha, 2007, 9 min 55s
“A Maior Flor do Mundo” é um texto de rara beleza, recheado de símbolos e de enigmas onde há mensagens, uma para as crianças (a descoberta, a valentia, o altruísmo) e outra para todos os homens e mulheres que se interrogam sobre o seu lugar no mundo.

“O Rato Príncipe”/“Prinz Ratte”, Albert Radl, animação, Alemanha, 2011, 14 min 30s
Um conto de fadas com todos os ingredientes necessários: um castelo, uma princesa, um príncipe, um dragão, um admirador secreto e emoções profundas, mas também com um final inesperado e uma verdade incomum sobre pequenos heróis e um grande desejo.

“Macropolis”, Joel Simon / animação, Reino Unido, 2012, 7 min
Dois brinquedos com defeitos de fabricação fogem da fábrica. É tudo novo, estranho e um pouco intimidador, mas eles reinterpretam objetos cotidianos a partir de sua perspectiva singular.

“Ormi, O porquinho”
/“Ormie”, Rob Silvestri, animação, Canadá, 2009, 3min 55s
Ormie é um porco em todos os sentidos. Porco vê biscoito, Porco quer biscoito. Mas aqueles estão fora de alcance… será mesmo impossível pegá-los?

“El Viejo Caléfon”/ “O Velho Aquecedor”, Tunda Prada, animação, Uruguai, 2011, 10 min
Em uma casa, como outra qualquer, ocorre um acontecimento mágico: os utensílios de banho se comunicam com o menino Mateo e pedem sua ajuda para que o velho aquecedor de água não morra de tristeza. Ao longo da história, Mateo descobre a verdadeira importância da água na vida de todos.

“Carrot Crave”/“Tudo por uma Cenoura”, Vernon James Manlapaz, animação, Canadá, 2013, 2min19s
Um coelho faminto tenta de tudo para arrancar uma cenoura gigante do solo.

“Fluffy Mc Cloud”/ “Nuvenzinha Fofa”
, Conor Finnegan, animação, Irlanda, 2010, 3min
Uma nuvem fofinha tem problemas para controlar sua raiva.

“Sniffles”/“Faro Fino”, Jeremy Galante; David Cowles, animação, Estados Unidos, 2012, 2min 05s
Um cachorro desenhado foge de sua história em quadrinhos e viaja pelo mundo atrás do seu nariz fujão.

FILMES NACIONAIS

“Cadê meu rango?”
, George Munari Damiani, animação, SP, 2012, 4 min10seg
Bernard, preguiçoso e solitário, leva uma vida aconchegante em seu tranqüilo lar.
Certa manhã vai pegar sua comida, mas não a encontra. Que pegou? Bernard encara o roubo como um desafio e busca formas de encontrar esse “ladrão”.

“Os Caçadores de Saci”, Sofia Federico, ficção, Bahia, 2005, 13 min
A chácara da pacata família de Onofre vem sendo assombrada por Saci: a pipoca não arrebenta, o ovo não choca, o leite sempre azeda, o feijão vive queimando na panela, entre outros acontecimentos .

“Tamanduabandeira”,
Ricardo de Podestá, animação, GO, 2011, 08 min
Um pacato Tamanduá encontra a fêmea de sua vida. Só alguns passos os separam dela. Porém, são passos que devem ser dados no asfalto.

“João, O Galo Desregulado”,
Camila Carrosine & Alê Camargo, animação, SP, 2013, 10 min
Uma história bem-humorada de um galo que cantava na hora em que bem queria. Baseado em fatos reais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com