Cidades

Escolas de Timóteo elegem diretores

TIMÓTEO – As 14 escolas municipais elegeram suas novas direções, numa ação que movimentou todas as unidades educacionais, com participação de professores, funcionários e da comunidade. “Foi um processo tranquilo e democrático, que fortalece a política educacional do município e a participação popular”, comemorou a secretária municipal de Educação, Cecília Siqueira.

Nove escolas tiveram chapas únicas, todas encabeçadas pelos atuais diretores. Nas outras cinco, as eleições foram disputadas por duas chapas, sendo que em alguns casos o resultado foi apertado, como no da Escola Municipal Angelina Alves de Carvalho, onde a chapa vencedora teve apenas dois votos a mais que a concorrente.
A posse dos diretores e vice-diretores eleitos será realizada em janeiro. O ano escolar será aberto no dia 3 de fevereiro, com um encontro dos profissionais da Educação, e no dia seguinte terá início do ano letivo.

PARTICIPAÇÃO
A participação da comunidade foi considerada positiva pela secretária de Educação. Ela citou o exemplo da Escola Municipal e Infantil Ana Moura, onde votaram 113 dos 150 pais de alunos cadastrados. Outras escolas cujas eleições tiveram boa participação foram a do MAMP (Maria Aparecida Martins Prado), no Alphaville, com 194 votantes, e a do Limoeiro, com 178 votantes.

Mais do que a tranquilidade do processo, o prefeito Keisson Drumond comemorou o fato de devolver o poder de decisão à comunidade e às próprias escolas. Ele lembrou que há mais de 20 anos não acontecia eleição para diretores e vice-diretores das escolas municipais. “Cumprimos, assim, mais um compromisso feito na campanha eleitoral, que é o de realizar eleições diretas nas escolas”, frisou.

Na avaliação de Keisson, o resultado geral das eleições mostrou também o acerto da decisão tomada no fim do ano passado, antes da sua posse, quando as escolas apresentaram listas tríplices com nomes para assumir provisoriamente as direções. Dos nomes indicados pelos professores e funcionários, a maioria foi mantida nos cargos pelo voto direto. “Isso mostra a maturidade, o compromisso e o respeito que temos com a educação pública de qualidade”, ressaltou o prefeito.

ELEITOS
Nas escolas que tiveram chapa única, foram eleitos os seguintes diretores: Maria Helena Teixeira Barcelos (E.M. Ana Moura), Carmem Lúcia Mendes (E.M. Clarindo Carlos Miranda), Márcia Lessa Nunes (E.M. de Timóteo), Kelpia Eládia de Barros (E.M.I. João Bolinha), Rosiney Rocha Duarte (E.M.I. Monteiro Lobato), Maria das Dores Silva Vieira (E.M. Joaquim Ferreira de Souza), Luciana Aparecida Alves (E.M. José Moreira Bowen), Antônio Ramos de Freitas (E.M. Novo Tempo) e Paulo Roberto da Costa (IMETT).

Onde a eleição foi disputada por duas chapas, os diretores são os seguintes: Elina Maria Oliveira G. Caliman (E.M. Angelina Alves de Carvalho), Elisângela C. S. de Oliveira (E.M.I. Cecília Meirelles), Alexandre Ferreira Silva (E.M. Limoeiro), Edson José de Morais (E.M. Maria Aparecida Martins Prado – MAMP) e Arlete Fernandes de Oliveira (E.M. Virgínia de Souza Reis).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com