Cidades

Escolas de Ipatinga vacinam adolescentes contra o HPV

IPATINGA – Nos meses de março e abril, a Prefeitura de Ipatinga vai imunizar meninas de 9 a 13 anos contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) também nas escolas públicas, privadas e de educação especial. A ação será promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, com objetivo de proteger as adolescentes contra o câncer de colo de útero na idade adulta.

A primeira fase da campanha de 2015 iniciará pela Escola Municipal Padre Cícero de Castro, no Bom Retiro, a partir desta terça-feira (10/03). São aproximadamente 200 profissionais da saúde envolvidos para garantir que as doses cheguem a todas às adolescentes que frequentam as quase 70 escolas de Ipatinga. No município, a meta é imunizar pelo menos 80% de cerca de 10 mil meninas nessa faixa etária.

DOCUMENTOS
No dia programado, a adolescente deve apresentar documento de identidade com foto ou cartão de vacina. Caso o pai ou responsável não autorize a imunização, deve encaminhar o termo de recusa assinado. Neste período, o município também vai realizar busca ativa e imunizar as adolescentes vacinadas em 2014, que ainda não receberam a segunda dose contra o HPV.

O calendário por escola da primeira (10 a 13/03) e da segunda (16 a 20/03) semanas de vacinação já está disponível no site da Prefeitura de Ipatinga. A programação para as demais escolas também será, semanalmente, no site institucional. As doses também estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da rede municipal. A segunda dose será seis meses após a primeira, e o reforço, cinco anos depois.

PROTEÇÃO COMPLETA
A vacina contra o HPV foi incluída no calendário básico nacional de vacinação em 2014 para adolescentes de 11 a 13 anos. Já partir deste ano, a cobertura foi ampliada para a faixa a partir dos 9 anos. A vacina ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os quatro tipos mais comuns de vírus que causam verrugas genitais e câncer de colo de útero.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com