Policia

Escola é arrombada duas vezes em menos de 24 horas

Constantemente “visitada” pelos ladrões, a escola foi vistoriada pelas autoridades, mas as medidas de proteção ainda não foram efetivadas     (Créditos: Clenilda Cunha)


IPATINGA
– A Escola Municipal Professor Evaldo Fontes, no bairro Forquilha, sofreu um novo arrombamento no início da noite da última quinta-feira (6). Foi a segunda ocorrência desta natureza em menos de 24 horas – a instituição já havia sido invadida na madrugada do mesmo dia.
Na primeira invasão, os bandidos levaram uma televisão de 40 polegadas para uso didático, dois aparelhos de DVD e um notebook. Os equipamentos, segundo a direção, eram todos novos.

Já no segundo arrombamento, os indivíduos arrebentaram o portão dos fundos da escola, quebraram a janela da biblioteca e ali provocaram atos de vandalismo: sujaram e espalharam livros pelo chão. No entanto, não roubaram nenhum objeto, pois a diretoria do centro educacional havia recolhido e guardado os materiais de maior valor comercial em outro local. Porém, neste arrombamento, os bandidos escreveram nos muros da escola ameaças de morte à diretora da instituição.

VIGILANTE

O vice-prefeito de Ipatinga, coronel Ramalho (PPPP), havia visitado a escola quando houve a primeira ocorrência e assegurou que mandaria um vigilante noturno para o local. A promessa foi cumprida, mas não ajudou a evitar o segundo arrombamento: o crime aconteceu entre os horários que a diretora saiu do local e o vigilante chegou. Agora, tanto membros da instituição quanto da Associação de Moradores pedem um serviço de vigilância que atue 24 horas por dia no local.

TERCEIRA VEZ
Somente neste ano, é a terceira vez que a escola Professor Evaldo Fontes é arrombada e a segunda com registro de roubo. No dia quatro de março, ladrões entraram pelos fundos da instituição e levaram quatro computadores e um aparelho digitalizador. Hoje, os funcionários vêm trabalhando com apenas dois computadores: um da diretoria e um outro, doado por um professor. Em 2012, foram três registros de ocorrência na mesma escola.

A Prefeitura de Ipatinga foi informada do acontecido e no mês de abril foi realizada uma reunião com participação de moradores, profissionais da instituição, vereadores da cidade e o secretário adjunto da Carlos Lima, representando a prefeita Cecília Ferramenta (PT), que não pôde comparecer. No encontro, foi entregue às autoridades um documento pedindo maior vigilância e a instalação de câmeras de segurança para a escola. Entretanto, não houve um reforço da vigilância para evitar as novas ocorrências.

À VONTADE

“Após estes dois meses de espera de uma resposta da Prefeitura e dos vereadores, sem nenhuma intervenção para a segurança da escola, a tranquilidade dos bandidos foi maior. Entraram e abriram o armário onde estavam os bens da Escola contando com a impunidade e novas oportunidades”, afirmou a presidente da associação de moradores do bairro Forquilha, Clenilda Cunha.

A presidente da Associação informou que irá solicitar, novamente, vigilância 24 horas para a escola e buscará apoio junto à Secretária da Educação, ao Conselho Tutelar e, inclusive, ao Ministério Público. “A vida da diretora está sob ameaça, professores e crianças estão ali sem nenhuma segurança. Não se pode esperar que bandidos invadam a escola enquanto as crianças e professores estiverem ali”, salientou.

ESTRUTURA
As invasões à escola municipal são facilitadas devido a problemas estruturais presentes na mesa. Um alambrado que cerca a instituição foi danificado por uma queda de árvore ocasionada por chuvas. Segundo Clenilda Cunha, é por este buraco que os bandidos entram. “Lamentavelmente, professores e alunos continuam reféns de segurança, pois têm que ficar trancafiados na escola por não terem a devida vigilância”, afirmou a presidente da Associação de Moradores.

CONTRATAÇÃO
A Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã, responsável pela Seção de Vigilância Patrimonial da Prefeitura de Ipatinga, informou, por meio de nota, que estão sendo convocados 60 novos vigilantes, aprovados em concursos públicos anteriores.

Deste contingente, 22 profissionais já foram contratados e estão em fase de treinamento para suprir a demanda existente no município, incluindo em áreas mais necessitadas, como é o caso da Escola Municipal Evaldo Fontes, no bairro Forquilha.

A nota da Prefeitura afirma ainda que os desligamentos ocorridos no quadro de vigilantes municipais estão relacionados a contratos de serviços terceirizados, que foram encerrados por determinação legal e estão impedidos de serem renovados pelo município.


Na última invasão, os bandidos entraram pelos fundos da escola, passaram pelo corredor e arrombaram a janela da biblioteca

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com