Cidades

Escadarias passam por limpeza intensiva

(Crédito: ACS/PMI)

 

IPATINGA – Vias de acesso às ruas mais altas das comunidades de Ipatinga, as escadarias também têm sido alvo da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), nas ações de limpeza urbana do município. Das 91 escadarias existentes, 55 já receberam intervenções com capina, varrição, desobstrução de canaletas e remoção de terras inertes e entulho.

Somente no bairro Bethânia, mais de 20 escadarias vão ser limpas até o final da próxima semana e nove já receberam as intervenções nos últimos dias. Um exemplo é a escadaria Jubac, interligando as ruas Salta e Bical, que recebeu a equipe da concessionária de limpeza urbana, Vital Engenharia Ambiental, na manhã desta quinta-feira (18).

A ação trouxe tranquilidade para a cabeleireira Gislene Moreira Rodrigues, 42. “Não vejo essa limpeza acontecer aqui há quase quatro anos. Tinha muito lixo aí e isso traz animais peçonhentos. Quando chove desce terra e os bueiros entopem. A situação é sempre preocupante”, contou Gislene, ex-moradora e proprietária de um salão de beleza na rua Salta.

Residente no mesmo logradouro há mais de 30 anos, a aposentada Zélia Moreira Rodrigues, 64, luta para manter a limpeza da escadaria Jubac e, assim, garantir o acesso à sua casa, localizada num dos becos com saída para a escadaria. “Não deixo ninguém jogar lixo aqui. Não sabemos quando a limpeza vai ser feita e, depois, somos nós moradores que sofremos com a sujeira”, descreveu.

Faxina geral na cidade
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) tem alcançado números representativos no tocante aos serviços de limpeza de ruas, praças, pontes e avenidas, com objetivo de devolver a característica de “cidade limpa” a Ipatinga, como o município já foi reconhecido no passado.

Atualmente, mais de 4,5 mil toneladas de lixo domiciliar são coletadas mensalmente, em média, pela equipe de limpeza urbana. Já o entulho alcança 7 mil toneladas/mês. Para a limpeza de avenidas, ruas e calçadas, as equipes de varrição percorrem cerca de 8 mil quilômetros a cada mês.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com