Cidades

Equipamento especial reforça combate à dengue em residências

IPATINGA – Um equipamento chamado Aerosystem, que realiza aplicações de inseticida intradomiciliares, vai reforçar o trabalho de combate à dengue em Ipatinga. Durante as visitas domiciliares, os agentes vão utilizar o aparelho para aplicar a substância nos cômodos das residências.

A Secretaria de Saúde explica que as fêmeas do mosquito Aedes aegypti, que muitas vezes se alojam dentro de casa, embaixo de mesas, atrás de cortinas e outros locais serão eliminadas pelo inseticida liberado pelo Aerosystem. Para isso, os moradores são orientados a deixarem momentaneamente os imóveis, retornando meia hora após o final da aplicação.

“Para o município, é muito bom receber mais uma técnica que auxilia no combate ao mosquito, mas só haverá resultado se os moradores aderirem a esse novo método. Por isso, pedimos que todos recebam os Agentes de Endemias e atentem para a importância dos procedimentos que serão realizados”, disse o secretário de Saúde de Ipatinga, Cléber de Faria.

AÇÕES INTENSIFICADAS

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DEVS), Laressa Jane Almeida, o município está intensificando as ações pós-LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), utilizando também essa nova ferramenta no controle das arboviroses.

“Iniciamos as atividades nesta segunda-feira (17), no bairro Vila Celeste, onde o Índice de Infestação Larvária apontou 10%, incidência altíssima. E junto às intervenções estaremos realizando uma busca ativa com teste para Leishmaniose Canina”, informou.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que é fundamental as pessoas receberem os agentes em suas casas, ressaltando que não há nenhum tipo de risco aos moradores. O produto atinge somente o mosquito em sua forma adulta (alado). É preciso observar, porém, que as pessoas não devem ficar dentro de suas casas durante a aplicação, uma vez que o produto pode cair em seus corpos, e não atingir os mosquitos, que são os alvos da ação.

Para melhor orientar a população, a Prefeitura ressalta que todos os Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) trabalham devidamente uniformizados e com crachá de identificação. Além disso, recebem treinamento especifico para manusear o equipamento.

O QUE É O AEROSYSTEM?

É um novo método que consiste na aplicação de inseticida aerossol dentro dos imóveis, para eliminar os mosquitos Aedes aegypti em fase adulta que estão nestes ambientes. No município, a aplicação abrangerá as localidades de maior necessidade apontadas pelo LIRAa.

O método é composto de três etapas, sendo elas: 1 – Os Agentes de Endemias irão explicar o método ao morador e preparar o imóvel; 2 – Após a preparação do ambiente, o agente indicará quais cômodos receberão o inseticida; 3 – e, por último, o produto será aplicado.

Após o procedimento, o morador precisa aguardar meia hora para retornar ao imóvel, reforça a prefeitura. As residências com pessoas acamadas e com crianças menores de seis meses não receberão esse serviço.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com