Cidades

Encontro de Bandas reunirá mais de 300 músicos no Parque Ipanema

Programação especial do ‘Projeto Mais Música’ será neste domingo, a partir das 10 horas da manhã

IPATINGA – O Parque Ipanema, principal cartão postal da cidade de Ipatinga, será palco de um grande espetáculo sonoro das tradicionais Bandas de Música neste domingo, dia 13 de outubro, a partir das 10 horas da manhã. A programação faz parte do tradicional Domingo no Parque.

Estima-se que estejam se apresentando ao público cerca de 300 músicos de todas as faixas etárias, contribuindo para preservar a tradição instrumental mineira.

O Encontro de Bandas faz parte do ‘Programa Mais Música’, que durante os últimos 12 meses levou cursos de introdução e formação musical aos alunos da Escola Estadual Manoela Soares Bicalho e comunidade do entorno do bairro Vale do Sol, na região do Vila Celeste, resultando na formação da Banda de Música Estudantil. O ‘Programa Mais Música’ tem patrocínio cultural da Cenibra, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com total apoio da Prefeitura de Ipatinga por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e do Instituto Cenibra, sendo realizado pela Criativo Produções e pelo Ministério da Cidadania.

A ação tem como objetivos principais educar o público quanto à importância desta forma de manifestação cultural, além de formar jovens músicos e torná-los conhecedores de gêneros musicais que têm pouco espaço na mídia, além de promover momentos de alegria para a população.

Desde outubro de 2018, os alunos tiveram aulas de introdução musical, aperfeiçoamento do ensino da música e receberam todo aporte necessário para o funcionamento da escola de música.

No aprendizado, foram utilizados sob orientação do professor-maestro instrumentos percussivos como tarol, bumbo, prato e tamborim, e instrumentos de sopro como saxofone, trompete, clarinete, trombone, corneta e flauta doce.

DESEMPENHO ESCOLAR

De acordo com a direção da Escola Estadual Manoela Soares Bicalho, desde que foi posta em prática a iniciativa é constatada uma significativa melhoria no aprendizado dentro de sala de aula, notavelmente em relação aos alunos músicos beneficiários do projeto.

Além do alcance de notas mais altas, outros ganhos destacados são a melhoria na disciplina e pontualidade dos estudantes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com