Policia

Empresas fazem simulação de acidente em Ipatinga

Na simulação, motorista de caminhão bomba é contaminado com soda cáustica e Bombeiros trabalham para retirar a substância da vítima, bem como evitar que outros sejam atingidos (Crédito: André Almeida)

IPATINGA – O Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do Vale do Aço realizou nesta quinta-feira (28) uma simulação de acidentes envolvendo cargas perigosas em Ipatinga. O local escolhido foi um campo aberto atrás do Shopping do Vale. Para maior realismo, um caminhão tanque foi utilizado e instituições como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, foram mobilizados.

O PAM é a reunião de sete grandes empresas do Vale do Aço: Aperam, Cenibra, Usiminas, Emalto, White Martins, Vale e Nusi. As companhias se uniram com a finalidade de conjugar ações de atendimento a acidentes no transporte de produtos perigosos sempre que houver situação de risco. O grupo atua nos municípios de Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo.

Esse auxílio, segundo o secretário Fernando Duarte, técnico em segurança do trabalho da Vale, é desenvolvido mediante o compartilhamento de recursos materiais e até mesmo humanos para cada entidade integrante. A vigilância é feita de forma ininterrupta durante 24 horas por dia, todos os dias da semana.

SODA CÁUSTICA
Ontem, o treinamento envolveu um veículo supostamente carregado com soda cáustica. O condutor do caminhão tanque sofre um acidente e é contaminado pela substância, necessitando de socorro urgente. O Corpo de Bombeiros então é acionado para realizar o atendimento e presta os serviços de descontaminação da vítima e também da área afetada. Logo em seguida, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é acionado e socorre a vítima, que já não oferece risco de contaminar os socorristas.

CRONÔMETRO
Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros de Ipatinga, Hoberdan Inácio, a simulação também teve como foco verificar o tempo gasto para o atendimento de uma ocorrência desta natureza. Para isso, os socorristas foram acionados durante a simulação e realizaram o atendimento da forma mais real possível, usando até mesmo sirenes ligadas, gerando grande curiosidade por quem passava nas proximidades.

Este foi o primeiro exercício de simulação organizado pelo PAM, que de acordo com Fernando Duarte, se reúne constantemente para estudar estratégias de otimização para o atendimento de situações como a que foi encenada nesta quinta-feira. Uma nova prática está prevista pelo grupo. Entretanto, não há uma data marcada para que aconteça.


Após ter a soda cáustica retirada de seu corpo,
vítima é atendida pelo Samu

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com