Nacionais

Embaixada Britânica reúne especialistas em chamada por retomada verde

Vídeos de especialistas e personalidades públicas, como Daniel Alves, Dom Odilo Scherer e Zeina Latif serão divulgados a partir de 25 de outubro, em contagem regressiva para COP26

SÃO PAULO – A menos de uma semana da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), que começa em Glasgow, na Escócia, no domingo, 31, a Embaixada Britânica no Brasil lança a campanha digital Vozes pelo Clima, que destaca a importância e oportunidades de um crescimento econômico verde. A ação conta com vídeos de cinco personalidades: Dom Odilo Scherer, Daniel Alves, Zeina Latif, Valdemar Fischer e Claudio Lottenberg.

IMPORTÂNCIA

Na campanha, as personalidades compartilham suas visões sobre questões climáticas e destacam o porquê de considerarem o caminho de retomada verde importante. Na esfera econômica, Zeina Latif, consultora de economia, destaca que a questão ambiental vem cada vez mais sendo uma preocupação do setor financeiro e Valdemar Fischer, Chairman do Syngenta Group América Latina, aponta como as mudanças climáticas vêm afetando o agronegócio. Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, comenta que o atual modelo de desenvolvimento econômico é feito às custas da destruição da natureza. O jogador Daniel Alves partilha da opinião de que a conscientização sobre o meio ambiente deva ser uma pauta da população como um todo. Já Claudio Lottenberg, Presidente do Conselho do Hospital Albert Einstein, alerta sobre o risco do aumento da incidência de certas doenças devido às mudanças no clima.

DIVERSIDADE DE OPINIÕES

A diversidade de opiniões dos participantes e a sua preocupação em comum com o meio ambiente mostram como o envolvimento com a retomada verde é um tema que representa oportunidades para diversos segmentos da sociedade. Um estudo recente do WRI, por exemplo, mostrou que a mudança para uma economia verde é capaz de fazer o Brasil crescer mais nos próximos dez anos do que o modelo de desenvolvimento atual. A retomada verde resultaria num aumento acumulado adicional do PIB brasileiro em R$ 2,8 trilhões e seria capaz de gerar 2 milhões de empregos adicionais no Brasil até 2030.

RETOMADA ECONÔMICA

Os planos de retomada econômica após a pandemia de Covid-19 adotados por países como os do Reino Unido mostram que a recuperação econômica e o enriquecimento de maneira sustentável, inclusiva e resiliente já são uma realidade. O governo britânico vem adotando o Plano de Dez Pontos para uma Revolução Industrial Verde, que conta com um fundo de 12 bilhões de libras para projetos que prometem diminuir as emissões de gases de efeito estufa, gerar empregos verdes e preservar as florestas. Somente nos últimos 5 anos, o Reino Unido investiu mais de £ 1 bilhão em programas de energia limpa em países em desenvolvimento, incluindo o Brasil, para acelerar a transição energética.

Por muito tempo um dos maiores emissores de gases de efeito estufa, o Reino Unido agora está em uma posição de pioneirismo na transição verde. Em seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, que aconteceu em 22 de setembro desse ano, o Primeiro-Ministro Boris Johnson reforçou as ambições britânicas de promover políticas que limitem o aumento da temperatura global até 1.5 grau Celsius. Ele também convocou todas as nações para a ação climática, alertando que a manutenção do atual modelo de desenvolvimento pode levar ao alarmante aumento da temperatura global em 2.7 graus Celsius até o fim do século. Nesse sentido, Johnson considerou a COP26 um “ponto de inflexão para humanidade.” A mobilização de atores e líderes de diversos países é central para que a COP26 seja considerada bem-sucedida.

Os vídeos serão divulgados nas redes sociais da Embaixada no Instagram, Twitter, Facebook e LinkedIn.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com