Cidades

Em Timóteo, casos voltam a ser atendidos nas unidades de saúde

TIMÓTEO – A Prefeitura Municipal informou que os pacientes com dengue voltarão a ser atendidos nas unidades de saúde do município a partir da próxima sexta-feira (19). Os médicos e os enfermeiros das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) participaram na última segunda-feira (15) de uma capacitação para receber o fluxo de casos de dengue, que estava direcionado para o Centro de Hidratação e Repouso, montado na unidade de saúde Mário de Souza, no bairro Olaria.

O centro de hidratação vai encerrar as atividades nesta sexta. Segundo a Secretaria de Saúde, a diminuição do número de casos de dengue e as ações de controle da epidemia permitem ao município voltar com os atendimentos para as unidades de saúde.

MÁRIO DE SOUZA
O Centro de Hidratação funcionou durante 90 dias na unidade Mário de Souza com atendimento específico ao fluxo de pessoas com dengue. O Centro ofereceu acolhimento 24 horas por dia, testes rápidos e soro para pacientes em estado crítico. Segundo a Secretaria de Saúde, foram atendidas 6.854 pessoas, sendo 2.553 em janeiro, 2.009 em fevereiro, 1.773 em março e 519 em abril. Foram realizados cerca de 250 testes rápidos que facilitaram o diagnóstico.

A Unidade Mário de Souza voltará a sediar o Centro de Atenção à Saúde da Mulher, que funcionou nos últimos 90 dias no Centro de Especialidades do Primavera. O posto do bairro Olaria vai oferecer novamente os atendimentos de rotina, como consultas ginecológicas, exames preventivos, mamografias e acompanhamento pré-natal, entre outros. O horário de funcionamento também voltará a ser de 7h às 17h, de segunda a sexta.

Dengue na cidade chega a 6 mil casos
Timóteo
– A Prefeitura divulgou ontem mais um balanço semanal dos casos de dengue no município. Segundo relatório da Vigilância Epidemiológica (Viep), já foram notificados 6.003 casos da doença em 2013, número que deve ser maior levando-se em conta os casos não comunicados às autoridades de saúde. Apesar do alto número de casos no acumulado do ano, as notificações semanais vêm registrando queda semanalmente e caíram para 143 na 15a. semana do ano.

O Estado de Emergência e Alerta Epidemiológico, decretado no final de fevereiro está mantido, pois as chuvas tardias ainda podem desencadear o aumento de casos e as medidas de prevenção e combate à dengue estão em pleno andamento. No final do mês passado, novo Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) apontou que 6,2% das residências de Timóteo apresentaram focos de reprodução do mosquito da dengue. O número é duas vezes maior que o LIRAa de janeiro e seis vezes maior que o aceitável pelo Ministério da Saúde – 1%.

Segundo a Viep, o aumento dos focos e a queda constante no número de casos demonstra que o trabalho de combate aos focos e ao mosquito tem surtido efeito. A Secretaria de Saúde ressalta que a contratação de 19 agentes de endemias, a aplicação do fumacê e a campanha permanente contra a dengue no município conseguiram diminuir a disseminação da dengue.

Bairros

Os bairros mais críticos segundo o relatório da Viep são o Primavera, Recanto Verde e o distrito de Cachoeira do Vale. No Primavera, 446 casos foram registrados, mas a média semanal, já há três semanas, é de 16 notificações. No Recanto Verde, 514 pessoas foram notificados com dengue em 2013 e a média de casos por semana é de 11 pessoas. Já no Cachoeirinha, foram notificados 517 casos, mas a média é de sete casos por semana.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com