Nacionais

Em novo cenário, Nardyello defende prioridade para RPPS

IPATINGA – O presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, vereador Nardyello Rocha, realizou reunião nesta terça-feira (28) com todos os servidores efetivos do Legislativo. Além de descrever o cenário econômico e administrativo encontrado no seu retorno ao comando da Casa, Nardyello reafirmou seu posicionamento em relação a diversos temas, como a tramitação do projeto de lei que cria o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos servidores públicos de Ipatinga.

OUTRA REALIDADE

Nardyello Rocha, que em janeiro deste ano foi eleito pela quarta vez presidente da Câmara, afirmou aos servidores que a atual situação econômica do município e do país difere bastante da vivenciada durante o seu último mandato como presidente, no biênio 2011-2012. “Temos feito grande esforço para honrar nosso compromisso com os servidores. Enfrentamos muita dificuldade no início do mandato. Por causa da legislação vigente não havia dinheiro em caixa sequer para o pagamento da folha de pessoal quinzenal. Contamos com a boa vontade do Executivo, que adiantou o repasse de recursos para o Legislativo, para não atrasar a primeira parcela dos salários, que é prevista em lei.”

RPPS
Sobre a criação do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), cujo projeto de lei é de iniciativa do Poder Executivo e foi diligenciado pela Câmara, Nardyello disse que tem acompanhado de perto toda situação e que, segundo informações obtidas junto à Procuradoria Geral do Município, o retorno da proposição ao Legislativo depende de um cálculo atuarial que está sendo feito por uma consultoria contratada pela Prefeitura. “Os questionamentos feitos pela Câmara foram encaminhados à Caixa Econômica Federal e foram respondidos. Após ser concluído o cálculo atuarial, solicitado pelo Executivo, o projeto deverá retornar para a Câmara. Nós faremos uma força tarefa para analisarmos o texto da forma mais ágil possível, porém sem atropelos. Queremos uma lei de consenso, que tenha a aprovação dos sindicatos dos servidores (Sintserpi e Sind-Ute), da Associação dos Servidores do Legislativo (Aslei), enfim, de todos os envolvidos”.

SEM CAIXA PRETA

Ao final da reunião, o presidente do Legislativo fez um apelo aos servidores para que compreendam a difícil situação econômica do município e da Câmara. “Aqui no Legislativo não tem caixa preta. Todos conhecem os números e os limites legais. Sempre defendi os direitos dos servidores, mas não tenho como fazer mágica. O que tiver ao meu alcance, vocês podem ter certeza que farei. Eu conto com a parceria de vocês para nos ajudar a enfrentar as dificuldades do momento e avançarmos, cuidando principalmente do plano de carreira vigente, o bem maior da categoria”, finalizou Nardyello Rocha se referindo à campanha salarial de 2017 dos servidores públicos.
Francisco Carlos Moreira, presidente da Associação dos Servidores do Legislativo de Ipatinga, afirma que o encontro entre a administração da Casa e os servidores “fortalece o compromisso com um Legislativo forte, que venha ser referência na região, como outrora”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com