Internacionais

Em confinamento contra o coronavírus, portugueses celebram hoje Revolução dos Cravos das janelas

Aniversário de 46 anos do movimento que pôs fim à ditadura do Estado Novo é marcado pela expectativa de retomada gradual das atividades a partir de maio

PORTUGAL – Fechados em casa, os portugueses abrirão as janelas durante a celebração do Dia da Liberdade neste sábado, os preparativos para cantarem em sincronia, às 15h, “Grândola, Vila Morena”, hino da Revolução dos Cravos, viraram motivo de mobilização nacional. Em tempos de quarentena devido ao novo coronavírus, o 25 de Abril, marco da instauração da democracia em 1974, simboliza a contagem regressiva rumo ao encerramento gradual do confinamento de 45 dias a partir de 4 de maio.

Comissão organizadora do desfile na Avenida da Liberdade, em Lisboa, cancelado pela primeira vez em 46 anos, a Associação 25 de Abril apelou às emissoras de rádio e TV para que interrompam suas programações às 15h e transmitam a música, seguida do Hino Nacional. Ao tocar na Rádio Renascença no início da madrugada de 25 de abril de 1974, “Grândola, Vila Morena” foi uma das senhas escolhidas pelos militares do Movimento das Forças Armadas (MFA) para o início da revolução que derrubou a ditadura do Estado Novo, no poder havia 41 anos.

A maioria dos deputados concordou em manter a tradicional comemoração no Parlamento com o argumento de que a Assembleia funcionou durante o estado de emergência com 1/5 dos parlamentares (46 do total de 230). O presidente da Casa, Eduardo Ferro (PS), considera a sessão um aviso aos possíveis movimentos antidemocráticos que possam surgir na Europa pós-pandemia. Personagens históricos da esquerda portuguesa, como João Soares e Manuel Alegre, se dividiram contra e a favor da sessão solene, que terá os mesmos 46 parlamentares, mais cerca de 50 convidados. Petições contra e a favor foram publicadas na internet.

Especialista no período do Estado Novo, a historiadora Irene Fluenser Pimentel traça um paralelo entre o simbolismo do 25 de Abril e a liberdade que está por vir.

— A democracia e a luta pela liberdade precisam de símbolos, e o 25 de Abril representa a origem desses dois bens adquiridos. o simbolismo do 25 de Abril, que coincide com o progressivo levantamento das restrições, remete-nos para o exercício cotidiano de uma cidadania livre — explicou.

Conheça “Grândola, Vila Morena”:

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com