Cidades

Eleição no Legislativo de Ipatinga tem três chapas

IPATINGA – A eleição para a presidência da Câmara de Ipatinga para o biênio 2013/2014 promete ser acirrada. No final da tarde de ontem (31), havia três chapas registradas na secretaria da Casa.
A primeira chapa ‘Independência e Transparência’, encabeçada por Toninho Bethânia, (PCdoB) foi protocolada na quinta-feira (27). Além dele compõem o grupo Adiel Oliveira (PPS) no cargo de vice-presidente, Nilsim da Transil (PRTB) e Nilson Lucas – Nilsinho (PMDB), respectivamente 1º e 2º- secretários.
Já as outras duas chapas foram registradas ontem (31). O vereador Ley do Trânsito (PSD) é o candidato a presidente pela chapa ‘Compromisso com Ipatinga’, que tem como vice-presidente Adelson Fernandes (PSB) e ainda os petistas Sebastião Guedes e Agnaldo Bicalho, como 1º e 2º secretários.
O último grupo a fazer o registro na secretaria foi a chapa ‘Coragem para Mudar’, que tem como candidato a presidente o vereador Roberto Carlos (PV), Nilton Manoel (PSD no cargo de vice-presidente, Jadson Heleno (PPS) e Fábio Pereira (PSN) como 1° e 2° secretários.
Em função do último dia para o registro das chapas, alguns servidores do Legislativo trabalharam em regime de plantão. Conforme o Regimento, os parlamentares se reúnem para votar, de forma aberta e nominal, na chapa escolhida para administrar o Legislativo nos próximos dois anos. A votação ocorre após a posse dos eleitos, incluindo a prefeita e seu vice.
A solenidade acontece nesta terça feira, 1º, às 18h, no Ipaminas Esporte Clube, no bairro Cidade Nobre, em Ipatinga. O evento é aberto ao público. Como são 19 parlamentares vence a chapa que obtiver 10.

RITO
Diferentemente do que muita gente pensa, o próximo presidente não é automaticamente o vereador mais votado. Compete ao mais votado presidir a primeira reunião, no dia 1º de janeiro de 2013, e instalar a legislatura, que coincide com o mandato de quatro anos dos vereadores. Após esse ato formal, ele empossará os demais vereadores, o prefeito e o vice-prefeito eleitos.
“O documento de registro conterá, obrigatoriamente, o nome do vereador, o cargo a que concorre, a respectiva assinatura e o número ou nome da chapa”, cita o Regimento.
O vereador que pertence a uma chapa, não poderá fazer parte de outra chapa, mas quanto ao seu voto, este é livre, podendo um parlamentar, pertencer a uma chapa e votar em outra.
A chapa vencedora ficará automaticamente empossada para um mandato de dois anos.
Vale lembrar que o presidente é o ordenador direto das contas da Câmara e compete a ele convocar reuniões extraordinárias, receber documentos diversos do Executivo, manter a harmonia entre os poderes, mas buscando a independência.

As novas Comissões Permanentes são nomeadas em janeiro, observando a proporcionalidade dos partidos. Os seus membros deverão estudar os projetos antes que sigam para votação, acompanhar parecer técnico, cobrar explicações se preciso for e votarem as leis que definem o futuro da cidade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com