Cidades

Drogados e moradores de rua levam insegurança à população do centro

IPATINGA – Os despachantes José Geraldo Matos e Francisco de Assis Silveira estiveram reunidos com o presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, Ley do Trânsito (PSD), para solicitar apoio do Legislativo no sentido de conseguir uma solução racional para os graves problemas causados por moradores de rua e usuários de drogas que se instalaram na rua Santa Bárbara e redondezas, no centro, próximo à Delegacia Regional de Segurança Pública.

De acordo com José Geraldo, que é presidente da Associação de Despachantes de Ipatinga, o problema ocorre em função da localização do Projeto Videiras, que faz o papel de Albergue Municipal, em um imóvel de frente para o número 27 da rua Santa Bárbara. “O problema é que a diretoria do Projeto Videiras não deixa entrar no imóvel quem está alcoolizado ou drogado. Aí, estas pessoas ficam na rua, onde fazem suas necessidades fisiológicas, usam drogas e até praticam sexo a qualquer hora do dia. É um constrangimento geral. Alguma medida efetiva precisa ser tomada com urgência. Não podemos aceitar uma situação desta passivamente”.

SEM PROVIDÊNCIA
Quem muito tem sofrido com a situação é Francisco de Assis Silveira, o Chico Despachante, cujo escritório fica bem em frente à sede do Projeto Videiras. “Endosso tudo o que disse o José Geraldo. No início eu até ajudava este pessoal, acreditando que estaria fazendo um bem para eles. Mas depois eu vi que não podemos dar nada, porque com isto estamos estimulando-os a permanecer nesta vida.”

Segundo Chico Despachante o problema que incomoda tanto os profissionais quanto os moradores da região, já motivou um abaixo-assinado que foi encaminhado à prefeitura de Ipatinga, mas infelizmente nenhuma providência foi tomada.

MEDO
Chico destaca ainda a situação de medo que está instalada na rua Santa Bárbara e região. “Curiosamente, apesar de estarmos situados ao lado da Delegacia Regional de Polícia Civil, este quadro revela um sério problema na segurança dos moradores e comerciantes da região. O medo já impera aqui. São pessoas drogadas, alcoolizadas, que naturalmente são inconsequentes em suas ações”.

LÁSTIMA
O presidente da Câmara se manifestou solidário com os despachantes e preocupado com a situação. “Eu sei que o Projeto Videiras trabalha em parceria com a Prefeitura.Vou solicitar uma cópia do convênio entre as partes para ver os direitos e obrigações de cada uma e saber se está sendo bem cumprido. Sobre a questão da segurança, até por estar ao lado da Delegacia Regional é claro que o problema é de ciência daquela unidade. Mas vou procurar levar minha preocupação tanto para a Polícia Civil quanto para a Militar e saber o que elas podem fazer parar resolver ou minimizar esta situação lastimável”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com