Cultura

Documentarista realiza palestra

Fernando Lara irá expor os principais desafios de sua saga

 

IPATINGA – Os relatos de uma expedição solitária de mais de 20 mil quilômetros pelo Brasil a bordo de uma motocicleta serão o tema de uma palestra que acontece na próxima segunda-feira (25) no Unileste. O documentarista de natureza, Fernando Lara, irá apresentar para alunos e corpo docente da instituição as histórias e as imagens em foto e vídeo da fauna, flora, aspectos antropológicos e geográficos de mais de 30 unidades de conservação do País produzidas durante a Expedição Documental Rotas Verdes Brasil. O encontro acontece em dois horários: às 9h e às 15h no Auditório Padres do Trabalho no campus de Coronel Fabriciano.

DESAFIOS
Fernando Lara irá expor os principais desafios de uma saga que durou oito meses quando percorreu mais de 20 estados em uma expedição ininterrupta em busca de imagens que representassem os biomas brasileiros. A expedição, realizada em 2011, chamou a atenção de mais de 50 países que acompanharam os desafios diários Fernando Lara e de sua motocicleta pelas estradas do Brasil.
Entre os relatos que serão destaque durante a palestra, estão o seu encontro a menos de 4 metros de uma onça-pintada, que rendeu grande destaque na imprensa nacional e uma matéria no Jornal Hoje da Rede Globo. Fernando Lara também irá contar a travessia pela BR-319, considerada a pior estrada do mundo. A rodovia que liga as capitais de Porto Velho (RO) e Manaus (AM) possui mais de 900 quilômetros em péssimo estado de conservação, 125 pontes caindo aos pedaços e não possui postos de combustíveis, socorro ou qualquer tipo de comunicação no meio da Floresta Amazônica.
Fernando Lara também abordará os desafios da documentação de vida selvagem no Brasil e os caminhos para os interessados em seguir esta mesma carreira. “Vou contar um pouco da minha história e o que me levou a ingressar em uma profissão que não possui nenhuma escola formal no Brasil. Quem estiver presente também vai escutar os sons da floresta por meio dos pios e instrumentos que uso para chamar a onça-pintada, jacaré, anta e alguns pássaros na fauna brasileira”, comenta Fernando.

CURRÍCULO
Fernando Lara é natural de Ipatinga. Possui 12 anos de carreira documentando a vida selvagem no Brasil e no mundo em expedições realizadas em todo o território nacional além da Colômbia, Bolívia e quatro países da África: Ruanda, Quênia, Uganda e Tanzânia. O documentarista de natureza também é fundador do grupo independente Fauna e Flora Documentários.
Informações no site www.rotasverdesbrasil.com.br ou pelos telefones (31) 8875-5041/9715-9665.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com