Cidades

DNIT promete liberação de ponte para próxima semana

José Maria da Cunha, do DNIT, afirmou que foi acertado um “funcionamento precário”    (Fotos: André Almeida)

FABRICIANO – A Ponte Velha que liga os municípios de Fabriciano a Timóteo, interditada há mais de quatro meses, será liberada para o trânsito de veículos leves no meio da próxima semana. É o que prometeu o superintendente regional do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte de Minas Gerais (DNIT), José Maria da Cunha, que esteve na região ontem (26) para fazer o anúncio.

De acordo com o representante da autarquia federal, a decisão foi acertada com representantes da Prefeitura de Coronel Fabriciano durante encontro em Belo Horizonte na última segunda-feira (25). Ele acredita que este será apenas um paliativo, mas poderá amenizar os transtornos gerados pela interdição da estrutura. “O que estamos acertando é o funcionamento precário até que iniciemos as obras de reparos na ponte”, revelou José Maria.

Também estiveram ontem na região deputados da Comissão de Transportes, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Eles vieram realizar uma visita técnica na Ponte a pedido do deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB).
O presidente da Comissão, deputado Ivair Nogueira (PMDB), afirmou que os parlamentares pretendem cobrar do

Departamento a realização da obra. “A gente sabe que o DNIT tem prometido, como no caso da BR-381, e as coisas não têm acontecido. Por isso estamos aqui. Nós estamos no dever de cobrar do DNIT que não aconteça aqui o que vem acontecendo com a 381”, disse.

VEÍCULOS LEVES
O controle de tráfego de veículos na ponte será feito por meio de sinalização e também através do estreitamento da estrutura nos dois lados, a ser executado com placas de concreto. A prefeita de Fabriciano, Rosângela Mendes (PT), adiantou que fiscalizações serão feitas e vão depender de uma parceria com Timóteo. Ela contou que vão ser colocados agentes municipais de trânsito para garantirem que apenas carros de passeio e motocicletas transitem pelo local. “Temos que ter essa parceria. Os dois municípios precisam estar integrados”, afirmou a prefeita se referindo à cidade vizinha. Rosângela também salientou que será necessário o apoio da Polícia Militar (PM) no processo.

José Maria também adiantou que toda a ponte será sinalizada para impedir a passagem dos grandes veículos, que deverão continuar realizando o trajeto entre as duas cidades por meio da ponte do Centro de Fabriciano. “O que se pede neste momento é a paciência principalmente dos caminhoneiros, porque infelizmente com a condição em que se encontra a ponte é impossível carros pesados circularem por ela”.

PREJUÍZO
Empresários que trabalham às margens da avenida Tancredo Neves, próximos à ponte interditada, acompanharam a visita técnica e o anúncio do DNIT. Eles vêm sendo diretamente prejudicados pela interdição, uma vez que a queda no fluxo de veículos ocasionou a redução do movimento de clientes na rodovia.
Sadi Lucca, dono de um restaurante próximo à ponte, explicou que a medida tomada pelo DNIT atende em parte aos comerciantes. Ele contou que os empresários se uniram desde novembro e vinham cobrando do Departamento uma solução rápida para o imbróglio.

A prefeita Rosângela também explicou que desde o início da interdição vinha pleiteando junto ao órgão uma solução para o problema. Mas segundo o DNIT, a posição só pôde ser dada agora devido à liberação do orçamento federal. “A gente sabe que esse transtorno está incomodando nossos comerciantes”, avaliou.
Para o prefeito de Timóteo, Keisson Drumond (PT), o bloqueio da ponte prejudica todo o Vale do Aço. “Essa ponte hoje é regional”, afirmou.

REFORMA
O superintendente do DNIT explicou que a ponte voltará a funcionar normalmente somente após a execução das obras de recuperação. Ele informou que, se todos os prazos correrem dentro do previsto, provavelmente em até 60 dias os trabalhos poderão ser iniciados. A reestruturação da ponte deverá custar para os cofres do Governo Federal entre R$ 6 e R$ 7 milhões. José Maria disse que o processo se encontra em fase final de elaboração do edital de licitação, os dados técnicos estão sendo recolhidos e em 15 dias o documento poderá ser publicado. Ele acredita que até o fim do ano o problema da Ponte Velha deverá estar resolvido. Atualmente, homens vêm trabalhando na Ponte em uma operação chamada de fresagem, onde são retiradas camadas de asfalto da estrutura para que ocorra a liberação.

 

Homens trabalham na ponte em uma operação chamada fresagem; liberação acontece na próxima semana

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com