Policia

Diretor do Ceresp é afastado

IPATINGA – A situação de conflito no Ceresp culminou com o afastamento do diretor da Unidade Prisional, Alexandre Rabelo, ainda nesta sexta-feira. Em seu lugar, assumiu interinamente o diretor da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho (PDMC), de Ipaba, tenente Adão dos Anjos.

Rabelo era alvo de constantes reclamações por parte de presos e de alguns agentes penitenciários, que o acusam de corrupção e de facilitação de entrada de celulares na unidade prisional. Uma série de documentos está no Ministério Público em Ipatinga para averiguar as denúncias. Uma das acusações é que Alexandre “vendia” a transferência de presos e depois de receber o dinheiro não cumpria o combinado.

O tenente Adão informou que já recebeu a comunicação por parte do Estado para assumir o comando da unidade prisional e que realmente haverá mudança na direção. “Estou aguardando a chegada do Superintendente de Segurança Prisional que estava em Valadares para a gente acabar de acertar essa mudança da chefia do Ceresp”, antecipou. Ainda conforme o tenente Adão as visitas para este fim de semana não serão suspensas.

APURAÇÃO
A Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) confirmou na tarde passada o afastamento temporário de Alexandre Rabelo. Em nota, a Secretaria informou que foram instaurados três procedimentos de apuração dos fatos ocorridos na unidade prisional. Um deles envolve Rabelo e outros dois avaliam o comportamento de agentes penitenciários.

Os processos estão sendo acompanhados por uma equipe de prevenção da Corregedoria da SEDS. Uma comissão mista da Subsecretaria de Administração Prisional (SUAPI) também foi criada para avançar na investigação de pontos levantados nos procedimentos. Essa comissão também tem a participação de um membro da Corregedoria.
Ao final da verificação, a comissão deverá encaminhar as conclusões para a Corregedoria, que decidirá sobre o arquivamento dos casos ou pela abertura de um Processo Administrativo Disciplinar.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com