Nacionais

Direitistas invadem Embaixada da Venezuela com apoio do governo

BRASÍLIA – Na manhã de hoje, partidários de do auto declarado presidente da Venezuela, Juan Guaidó, invadiram a embaixada do país em Brasília e entraram em discussão com grupos que apoiam o governo de Nicolás Maduro. Segundo informaram fontes diplomáticas e policiais, os apoiadores de Guaidó entraram no local com a ajuda de funcionários da embaixada. A maneira como aconteceu a entrada é alvo de um embate de versões entre os apoiadores de Guaidó e os de Maduro. Representante de Guaidó, María Teresa Belandria Expósito negou, em comunicado, que a embaixada da Venezuela tenha sido invadida por apoiadores do político. O ato foi apoiado pelo deputado Eduardo Bolsonaro, que em post no twitter defendeu a representante de Guaidó como embaixadora. O presidente Jair Bolsonaro, que num primeiro chamou o ato de “invasão”, em seguida apagou o post e deu outra declaração apoiando a ação provocadora.

PORTA ABERTA

Segundo Expósito, apoiadores de Guaidó tiveram sua entrada facilitada por funcionários da embaixada. “Um grupo de funcionários da embaixada da Venezuela no Brasil entrou em contato conosco para nos informar que reconhecem o presidente Juan Guaidó. Eles começaram a abrir as portas e entregar voluntariamente a sede diplomática à representação legitimamente credenciada no Brasil. Essa ação foi imediatamente comunicada ao Ministério das Relações”, disse em nota. A versão é distinta da apresentada por Arreaza. Nas redes sociais, ele disse que as instalações da embaixada foram invadidas. “Responsabilizamos o governo brasileiro pela segurança de nosso pessoal e instalações”. Não há até o momento, porém, uma explicação por parte dos apoiadores de Maduro sobre como foi a entrada no prédio.

VAI E VEM

O governo Jair Bolsonaro, por meio do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), classificou como “invasão” o ocorrido hoje na embaixada da Venezuela em Brasília. A interpretação do episódio, no entanto, causou ruído na comunicação do governo. Após chamar de “invasão” nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (PSL), no entanto, apagou seu post no Facebook e publicou um novo com uma mudança de tom, e passou a classificar o ato como “eventos ocorridos”.

PM SEM ORIENTAÇÃO

A invasão da embaixada da Venezuela em Brasília vive um impasse gerado pelo comportamento do governo brasileiro. Policiais Militares que estão dentro da embaixada da Venezuela em Brasília tem afirmado a pessoas no interior do prédio que não têm orientação do governo brasileiro sobre o que fazer diante da invasão do escritório diplomático. Enquanto isso, um enviado do Itamaraty ao local também tem evitado declarar e informar aos policiais o posicionamento do governo. Fontes dentro da embaixada invadida por aliados de Juan Guaidó explicaram que os PMs de fato estão dentro do local, enquanto vários outros aguardam nos portões da entidade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com