Cultura

Dia da Independência é comemorado com mensagens de civismo e paz

TIMÓTEO – O clima de paz se confirmou durante a caminhada cívica que marcou as comemorações do Dia da Independência em Timóteo, no último sábado, 7 de setembro. Cerca de 4,5 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, participaram das atividades, que incluíram execução do hino nacional e hasteamento das bandeiras na Praça 1º de Maio, no Centro Norte; caminhada até a Feira do Timirim, pelo bairro Funcionários; e apresentação musical para fechar a festa, na área da feira.

O espírito de civismo foi demonstrado pelos participantes, a maioria alunos e professores de escolas públicas de Timóteo, além de grupos culturais e entidades sociais do município. Eles exibiram faixas e cartazes aludindo a temas que reforçam o senso de cidadania e consciência social. A caminhada teve o apoio das Fundações Aperam e Emalto, além da Copasa e da participação efetiva da PM.

A concentração ocorreu na Praça 1º de Maio, onde o prefeito KeissonDrumond abriu a festa saudando o aniversário da Independência do Brasil e parabenizando a população de Timóteo pelo espírito de civismo demonstrado na manhã do sábado. “É motivo de satisfação e alegria ver essa gente comemorar a independência da Pátria. É importante valorizarmos o lugar onde vivemos, nosso País, nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Keisson assistiu ao hasteamento da bandeira, feito pelos integrantes do Grupo Escoteiro Jequitibá, e ouviu a execução do Hino Nacional, feita pelo violonista Jorge Augusto e pela aluna do CREIA, Laudilene Fernandes de Souza, em emocionante apresentação. Em seguida, os participantes do evento formaram as alas para a caminhada sob o som do coral do CREIA.

CIDADANIA
Embalados pelo som de percussão do Grupo Pirilampo, os participantes do desfile cívico partiram da Praça 1º de Maio e foram para a Alameda 31 de Outubro munidos de mensagens cívicas em cartazes, faixas, banners e fantasias. Escoltada pela PM, a caminhada seguiu pela avenida JK, no bairro Funcionários, onde foi saudada por moradores e pelo público que assistia às comemorações.

As escolas infantis trouxeram para a rua a temática “Brinquedo, Bricandeira”, valorizando a atividade lúdica como forma de aprendizado e inserção social. Na altura da Escola Getúlio Vargas, a caminhada terminou para as crianças do ensino infantil – até 5 anos.

Os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental exibiram mensagens sobre o “Meio Ambiente”, defendendo a preservação ambiental como forma de garantir o futuro do planeta. Já os alunos dos anos finais trataram da “Diversidade Cultural” e do respeito às diferenças. Eles defenderam a diversidade étnica, religiosa e cultural como riqueza de um povo.

TRAJETO
Puxados pelos escoteiros com as bandeiras do Brasil, de Minase de Timóteo, os participantes da caminhada seguiram até a área da Feira do Timirim, onde houve nova concentração. A atração dessa vez ficou por conta da Banda Brasil Excepcional, dos alunos da APAE. Após a apresentação musical, os participantes se dispersaram em clima de paz.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com