Cidades

Dia D de vacinação contra pólio e sarampo será neste sábado

Este ano, mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas às Unidades de Saúde para receber o reforço

 

IPATINGA – Com o objetivo de intensificar a vacinação contra a poliomielite e sarampo de todas as crianças do município com idades entre um ano e menores de cinco anos, além do Dia D que será realizado neste sábado (18), das 8h às 17h, em 20 unidades de saúde da cidade, a Prefeitura de Ipatinga está ampliando para o programa Corujão da Saúde as ações de imunização. A partir da próxima segunda-feira (20), técnicos dos postos de Saúde dos bairros Bethânia, Veneza, Canaã e Bom Jardim passarão a aplicar as doses também das 16h às 22h.

A meta da Secretaria de Saúde de Ipatinga é imunizar, somente neste sábado, 62% de crianças, para atingir o marco de 95% de cobertura nesta faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Até a última quinta-feira (16), 3.417 crianças já haviam sido vacinadas contra a poliomielite, um total de 27,6%. Já contra o sarampo, 3.853 crianças foram protegidas, totalizando 31%.

Este ano, a vacinação é feita de forma indiscriminada, o que significa que mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas às Unidades de Saúde para receber um reforço. No caso da pólio, as que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida vão receber a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral. Para o sarampo, todas as crianças com idade entre um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias vão receber uma dose da Tríplice Viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias. A campanha prossegue até 31 de agosto.

Confira os pontos de vacinação neste Dia D

UBS Barra Alegre

UBS Bethânia

UBS Bom Jardim I e II

UBS Bom Retiro

UBS Canaã

UBS Caravelas

UBS Cidade Nobre

UBS Esperança I e II

UBS Iguaçu

UBS Jardim Panorama

UBS Limoeiro

UBS Nova Esperança

UBS Vale do Sol

UBS Veneza II

UBS Vila Celeste

UBS Vila Militar

UBS Vila Formosa

UBS Planalto

TIMÓTEO

Em Timóteo, a Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, também realiza o “Dia D” da vacinação contra paralisia infantil e sarampo neste sábado, dia 18. Os pais ou responsáveis devem levar as crianças de 1 a 4 anos de idade na unidade mais próxima da sua casa para que elas sejam imunizadas, acompanhadas do cartão de vacinas. A melhor e mais segura forma de prevenção contra o sarampo e a poliomielite é a vacinação.

As crianças que forem vacinadas receberão um botton adesivo da campanha. Serão distribuídos também panfletos sobre a campanha, que foi iniciada no dia 06 de agosto e prosseguirá até o dia 31. O material alerta para o fato de que somente com proteção (imunização) as doenças não voltarão.

As salas de vacina funcionarão nas seguintes unidades de saúde: Alegre, Ana Moura, Cachoeira do Vale, João XXIII, Limoeiro, Macuco, Primavera, Sede e Timotinho. O horário de funcionamento será de 8h às 17h. Este ano, a campanha do Ministério da Saúde tem como tema “Se tem infância, tem vacinação contra a poliomielite e o sarampo”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com