Cidades

Desenvolvimento sustentável mobiliza 4,3 mil estudantes

(Crédito: Joel Souto)

BELO ORIENTE – A secretaria de Educação da prefeitura de Belo Oriente encerrou na manhã desta terça-feira (28) a primeira etapa do projeto “Cidadãos do Futuro”, direcionado aos alunos das 16 escolas da rede municipal. Na solenidade, foram premiadas as escolas municipais “Bom Jesus do Bagre” e “José Lagares de Lima”, campeãs da 1ª etapa do projeto, que representa uma resposta prática ao compromisso assumido pelo município com o Programa “Cidades Sustentáveis” (PCS), no sentido de articular ações que promovam o desenvolvimento sustentável.

O evento contou com a presença do prefeito Pietro Chaves (PDT) e do vice, Professor Toninho (PTB).  “Nada melhor do que envolver as crianças em atividades que busquem conscientizar  quanto aos cuidados ambientais. Elas são as melhores multiplicadoras de ações simples, mas importantíssimas para alcançar o objetivo final”, ressaltou o prefeito.

Pioneirismo regional
O secretário de Educação, Gláucio Souza,  disse que desde setembro mais de 4,3 mil alunos (do ensino infantil ao 9º ano) estão envolvidos em atividades de conscientização ambiental, com foco na coleta seletiva e reciclagem. “Nesta primeira etapa, focamos estes dois temas. Na segunda fase, trabalharemos a questão da energia elétrica, mostrando a importância da conscientização para ganhos ambientais e econômicos, com a redução da conta de luz”, observou, lembrando que a cidade de Belo Oriente é pioneira na implantação do projeto.

O ponto alto desta etapa foi a gincana que incrementou o interesse das crianças pelas atividades. O envolvimento dos familiares resultou, em apenas 45 dias, na coleta de quase seis toneladas de materiais recicláveis e cerca de 2 mil pilhas e baterias que terão destinação correta. Além disso, 325 pneus foram reaproveitados e 278 litros de óleo de cozinha usados foram trocados por material de limpeza. “A gincana, além de motivar as crianças a absorverem por completo a proposta, otimizou os espaços físicos das escolas, até com parquinho ecológico”, celebrou Matheus Henrique Lage, coordenador geral do projeto.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com