Cultura

Denise Maria estreia documentário “Sempre-Vivas”

FABRICIANO – Estréia nesta terça-feira (29), às 20h, no canal Denise Maria Artes, no Youtube, o documentário “Sempre-Vivas”, obra da atriz, artista visual, produtora e diretora fabricianense, Denise Maria. O filme “Sempre-Vivas” – um elogio às mulheres pioneiras da cidade de Coronel Fabriciano é um realização da Balaio de Ideias Produções Artísticas e foi financiado com recursos decorrentes da Lei Federal Aldir Blanc 14017/2020.

De acordo com Denise Maria, “Sempre-Vivas” faz um recorte específico: o olhar das mulheres pioneiras de Coronel Fabriciano sobre  a sua  cidade. Um olhar que, muitas vezes é relegado a um segundo plano, quando se pensa no registro da história oficial de nossas cidades e de seus pioneiros.  O projeto “Sempre-vivas” procura investigar como a cidade é vista sob o olhar destas mulheres. Possibilitando a elas, ocupar, com propriedade, o papel de protagonistas da história. O filme busca dar voz a essas mulheres e propõe um outro jeito de olhar para a nossa história, ressaltando a resistência e o empoderamento feminino. “Sempre-Vivas” joga luz na história de mulheres firmes e fortes, que viveram à frente de seu tempo, abrindo caminhos para as mulheres de hoje e do futuro, completa a diretora, que faz com o filme, sua estréia na direção de um documentário.

Além de Denise Maria, na idealização, pesquisa, direção e roteiro, a equipe do filme se completa com Aleone Higídio no roteiro, Vitor de Brito Nunes captação de imagem e edição, Leander Dogueto ( LD Leander Designer) designer gráfico.

ARTISTA

Denise Maria iniciou sua trajetória nos anos 90 na região do Vale do Aço. No início dos anos 2000, mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro, onde cursou a Escola Técnica de Teatro Martins Penna e Produção Teatral na Escola Técnica Luiz Carlos Ripper. Ingressou no universo do cinema pelo Instituto de Audiovisual Escola de Cinema Darcy Ribeiro, onde cursou Iniciação ao Audiovisual e Direção Cinematográfica. A artista também é Licencianda em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (Unb). Possui em seu currículo uma vasta experiência como produtora, arte-educadora, atriz, contadora de história, brincante da cultura popular brasileira, direção e artista visual, tanto na cidade do Rio de Janeiro, quanto na região do Vale do Aço.

O empoderamento feminino e o combate ao machismo não é novidade na trajetória artística de Denise. Essa temática é recorrente em seu trabalho. Desde 2013 ela desenvolve uma pesquisa, que resultou em uma performance e instalação artística; “O que fica?”, onde circulou por diversas cidades do Vale do Aço e Rio de Janeiro, e se configura,  como uma denúncia ao machismo estrutural, à cultura do estupro e à violência contra as mulheres e vulneráveis.

SERVIÇO

Documentário: SEMPRE-VIVAS, de Denise Maria

Estreia: 29/12/2020

Hora: 20h

Local:  Canal YouTube/Denise Maria Artes 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com