Policia

Delegacia tem 800 inquéritos parados

Delegado regional espera concluir cerca de 200 inquéritos até o final de julho     (Crédito: Gizelle Ferreira)

 

FABRICIANO – Cerca de 800 inquéritos policiais estão parados na Delegacia de Coronel Fabriciano, à espera de conclusão. A unidade já vinha trabalhando com um quadro profissional bastante reduzido. A situação piorou com a saída de dois delegados de polícia e dois investigadores da cidade. As quatro vagas ainda não foram preenchidas por novos policiais.
Enquanto a situação não se normaliza, está programado para o final do mês um mutirão. O trabalho, que vai durar dois dias, será coordenado pela 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Ipatinga (1ªDRPC). Conforme o delegado regional Gilberto Simão, pelo menos quatro escrivães e quatro investigadores de Ipatinga irão trabalhar de forma coletiva com os agentes da delegacia de Fabriciano.
O mutirão está marcado para os dias 29 e 30 de julho. O policial espera que pelo menos 200 inquéritos policiais estejam prontos para serem relatados pelos delegados de polícia e então remetidos à Justiça. “Os delegados irão analisar os inquéritos e se eles apontam a necessidade de diligências antes de serem concluídos”, diz.

EXPECTATIVA
No segundo semestre, é esperada uma melhora na situação da Delegacia de Coronel Fabriciano. Começou esse mês a formação para escrivães da Polícia Civil. São 300 vagas para todo o Estado. De acordo com o delegado Gilberto, nos últimos três anos, a Delegacia Regional perdeu nove escrivães e até hoje não foi feita a reposição dos profissionais. Recentemente, a escrivã mais experiente em Fabriciano se aposentou. “A reposição dos nove ainda não seria uma quantidade ideal, só minimizaria a atual situação”, avalia o delegado.

CONCURSO E CONVÊNIO
Ainda não há previsão de quando chegarão novos delegados de polícia para Fabriciano. Segundo explica Gilberto, a situação é delicada, pois o remanejamento de um policial pode prejudicar outra unidade. Ele espera que o problema seja definitivamente sanado no ano que vem, com a formação de novos delegados de polícia no Estado.
Outra expectativa é um convênio firmado com as faculdades da região. O delegado regional disse que a chefia da Polícia Civil em Belo Horizonte reconhece essa necessidade para desafogar o acúmulo de funções dos investigadores. O objetivo é contratar até 900 estagiários no Estado para realizar os serviços administrativos das delegacias. “Um delegado irá orientar esses estagiários que irão ajudar no relatório dos inquéritos policiais, além dos serviços administrativos, função que os próprios detetives hoje realizam. A Diretoria de Contratos e Convênios do Estado fará o contato com as faculdades da região”, finaliza o policial.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com