Policia

Delegacia da Mulher de Fabriciano será inaugurada na próxima terça

FABRICIANO – A prefeita de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes (PT), anunciou nesta sexta-feira (7) que, na próxima terça (11), será inaugurada na cidade a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. A delegada Tereza Nascimento será a titular da unidade.

A abertura da delegacia é parte da Semana da Mulher de Coronel Fabriciano, realizada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje. A nova unidade funcionará ao lado da atual Delegacia de Trânsito da cidade, na rua Albert Scharlet, número 213.

A prefeita explicou que a delegacia vem funcionando na cidade há cerca de seis meses de forma precária e sem uma sede própria. “A Prefeitura assumiu um compromisso que era do Estado e reformou, mobiliou e equipou a unidade para receber a Delegacia”, afirmou Mendes.

Rosângela salientou a importância da notícia para o município: “Há um índice muito grande de violência contra a mulher em Fabriciano e nós precisamos ver isso com um olhar diferente e esse é meu compromisso não só como prefeita, mas como mulher”, afirmou a primeira chefe do Executivo fabricianense do sexo feminino.

PRIVACIDADE

Além de mulheres, a nova unidade prestará atendimentos também a crianças, adolescentes e idosos vítimas de qualquer tipo de violência. O novo espaço irá funcionar de maneira independente para garantir maior privacidade aos solicitantes. A delegacia também contará com uma sala especial para atendimento às vítimas.

“Isso é para que a pessoa que for procurar ajuda fique à vontade. É uma situação delicada. A pessoa já foi vitimada uma vez e não pode ser exposta. Ela precisa de um espaço onde ela possa conversar e, principalmente, onde não tenha medo”, explicou Rosângela, que ainda prometeu para futuramente, uma assistente social para trabalhar na unidade, auxiliando nos atendimentos.

A prefeita ainda fez um apelo para que qualquer mulher vítima de violência procure a nova unidade. “A violência hoje acontece em qualquer classe, não só na classe baixa, mas na classe média e na classe alta. Por isso é importante denunciar”.

SEMANA

A inauguração da nova sede da Delegacia da Mulher é uma das atividades da semana em homenagem às mulheres na cidade, que começa na próxima segunda-feira (10). Também estão incluídas na programação atividades culturais, esportivas e de saúde (veja programação abaixo).

A prefeita disse que, nos dias de hoje, é importante realizar ações efetivas de homenagem à mulher. “Antes, a mulher ganhava uma flor no dia 8 de março. Hoje ela ganha exames, cultura”, opinou, ressaltando a importância da data de hoje: “É muito importante a gente saber e lembrar o nosso espaço, a nossa história. A nossa participação tem feito um Brasil diferente”, concluiu.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA MULHER DE CORONEL FABRICIANO
10/03/2014 (segunda-feira)

8h às 18h: Vacinação contra HPV para adolescentes de 11 a 13 anos nas Unidades de Saúde.

11/03/2014 (terça-feira)
10h às 11h: Inauguração da Delegacia da Mulher (R. Albert Scharlet, 213, Centro)
Participação da Prefeita, Rosângela Mendes, Delegada da Mulher, Tereza Nascimento, e autoridades.

18h às 22h: Seminário para Família na Câmara Municipal (R. Dr. Querubino, 173, Centro)
Palestra “Os múltiplos papéis da mulher e os desafios da contemporaneidade” com a psicóloga Neuza Mires Ferreira.
Participação da Prefeita, Rosângela Mendes, vereadores, autoridades convidadas e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Momento cultural com o cantor Djalma Eugênio.

12/03/2014 (quarta-feira)
19h às 21h: Coleta noturna de exames preventivos nas Unidades de Saúde.
Obs: Não haverá coleta nas Unidades do Caladão e Nossa Senhora do Carmo.

13/03/2014 (quinta-feira)

8h30 às 10h: Aulão de ginástica orientada na Praça da Estação – Centro
Participação dos programas Vivaidade e Saúde na Praça.

14/03/2014 (sexta-feira)
8h às 11h: Fique Sabendo – Teste Rápido de HIV em mulheres
Local: Neps (R. São Sebastião, 1.007, b. Professores). Levar documento de identidade.

19h às 22h: Show-baile na Praça da Estação
Intervenção cultural e apresentação de Grace Abelhae banda.

10 a 14/03/2014 (segunda a sexta-feira)
7h30 às 12h e 13h às 17h15: Unidade Móvel de Mamografia na Praça da Estação
50 mamografias por dia. Vá até a Unidade de Saúde mais próxima para agendamento do exame e orientações sobre saúde da mulher.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com