Esportes

Definidos os classificados para a Copa Libertadores

BH – Já estão definidos todos os classificados para a Copa Libertadores de 2016. A equipe que garantiu a última vaga foi o Atlético Nacional, que superou o Junior de Barranquilla, nos pênaltis, e conquistou o Campeonato Colombiano. Com a classificação do time de Medellín, esta será a edição do torneio com maior número de campeões. São 15 clubes que já levantaram a taça mais importante do continente.
Desde que a competição adotou o formato atual, em 2005, em nenhuma oportunidade a Libertadores contou com tantos vencedores em uma mesma edição. O recorde pertencia ao torneio do ano passado, com 14 equipes campeãs.

BRASIL
Todos os representantes do Brasil conquistaram o título: Corinthians (2012), Palmeiras (1999), Atlético (2013), Grêmio (1983 e 1995) e São Paulo (1992, 1993 e 2005). Da Argentina, quatro já ficaram com a taça (River Plate, Boca Juniors, Racing e San Lorenzo). No Uruguai, são dois campeões (Peñarol e Nacional). Chile (Colo Colo), Paraguai (Olímpia), Colômbia (Atlético Nacional) e Equador (LDU) têm um representante campeão cada. Ao todo, são 33 títulos nas 55 edições do torneio.
O maior campeão presente nesta edição é o Boca. O clube de Buenos Aires já levantou a taça em seis edições: 1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007.

ESPECIAL
O sorteio para definir os grupos foi realizado ontem à noite. Uma novidade será a adoção de um ranking de clubes, baseado na pontuação de cada equipe nos últimos 10 anos em torneios da Conmebol. O Galo será cabeça de chave.
O novo técnico do Atlético, o uruguaio Diego Aguirre, campeão da Libertadores como jogador, em 1987, pelo Peñarol, falou da importância do torneio. “É uma competição especial, diferente, você tem de preparar muito não somente os aspectos futebolísticos e táticos, mas também a mentalização, o espírito da equipe tem de estar forte. Estou com muita confiança”, afirmou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com