Cidades

Defesa Civil divulga balanço das ocorrências de chuva em Ipatinga

IPATINGA – A previsão de grande volume de chuvas para o último final de semana, estendendo-se até esta segunda-feira (8), colocou várias secretarias da Prefeitura de Ipatinga em estado de alerta e preparadas para atender à população em casos de ocorrências emergenciais. Segundo relatório da Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), o enchimento da calha do ribeirão Ipanema chegou ao seu limite, porém não houve transbordamento, registro de enchentes, desabrigados ou desalojados.

A Defesa Civil reafirmou que o volume de chuva mais intenso ocorreu na madrugada de sábado (6): nada menos que 105mm entre os 160mm previstos para acumulação até esta segunda-feira (8). Não houve registro de ocorrências graves, mas ainda assim equipes continuam de plantão e atentas a eventuais chamados.

Nos últimos dias, foram registrados dez chamados com relatos de queda de árvores e cinco relativos a deslizamentos de terra, mas nada que colocasse pessoas em risco, nem mesmo nos pontos críticos da cidade.

A previsão é de que o tempo se firme até o fim da semana, mas nos próximos dias ainda há instabilidade, segundo a meteorologia, com probabilidades de pancadas de chuvas, diante de novas elevações de temperatura.

Os fortes ventos durante a chuva do fim de semana causaram quedas de árvores nos bairros Bethânia, Canaã, Canaãzinho, Pedra Branca e trecho urbano da BR-458.

Equipes das Secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), estão nas ruas desde a madrugada de sábado atendendo às demandas que estão sendo mapeadas. Depois de atuarem em ruas e avenidas principais, com o apoio da empresa Infrater, prestadora de serviços no município, as equipes seguem trabalhando na limpeza de ruas e retirada de árvores e galhos, que tombaram em vias secundárias.

As chuvas também abriram muitas pequenas crateras em pistas asfálticas, o que deverá desencadear a intensificação da operação tapa-buracos nos próximos dias.

Ocorrência mais séria

No sábado (6), uma coluna cedeu dentro de um imóvel residencial, na rua Nossa Senhora Aparecida, no bairro Córrego Novo, atingindo uma criança e dois adultos. Unidades do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e estiveram no local, onde prestaram os primeiros socorros. Felizmente, as vítimas tiveram escoriações leves. O evento não teve qualquer relação com as chuvas.

DICAS DE PREVENÇÃO

A Prefeitura de Ipatinga, além de manter de prontidão as equipes de Defesa Civil, para atuar assim que acionadas, faz um alerta à população em relação aos riscos do acúmulo de lixos. Potencial criadouro do mosquito transmissor da dengue e outros vetores, o lixo colocado ou descartado em lugares impróprios e sujeito a ser deslocado pela enxurrada pode comprometer o escoamento da água da chuva, entupindo bueiros e causando alagamentos. A remoção e limpeza dos entulhos dos quintais evita acúmulo de água e também melhora o escoamento durante a chuva, minimizando as possibilidades de produção de larvas de Aedes aegypti. Outra recomendação é que os lixos só sejam colocados nas vias públicas em dias que os caminhões de recolhimento estão programados para cada localidade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com