Cidades

Defesa Civil alerta para riscos de deslizamentos

IPATINGA – Até o início da tarde desta quarta-feira (20), 84 ocorrências de deslizamentos de terra e sete quedas de muro estavam entre os 185 chamados atendidos pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Ipatinga, em decorrência das chuvas intensas que caem no município. Os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) instalados na cidade registraram volume acumulado de cerca 276 milímetros de chuva nas últimas 96 horas. A previsão meteorológica é de continuidade das chuvas, com precipitação acumulada de até 100 milímetros até o início da próxima semana.

ÁREAS DE RISCO
A Defesa Civil de Ipatinga alerta para a possibilidade de deslizamentos pontuais e induzidos, principalmente nas 99 áreas de risco mapeadas no Plano de Redução de Riscos do município. O monitoramento foi intensificado nos bairros Bom Jardim, Nova Esperança, Canaã, Bethânia e Vila da Paz, regiões que geralmente sofrem mais danos durante os temporais, incluindo alagamentos de imóveis e residências.

Conforme o secretário de Segurança e Convivência Cidadã de Ipatinga, Leonardo Miranda, as equipes da Prefeitura e Defesa Civil estão de plantão durante todo o período chuvoso, atuando preventivamente em locais que já apresentam sinais de deslizamento, com a colocação de lonas plásticas em morros e encostas.
“É importante estar atento ao aparecimento de rachaduras, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o surgimento de minas d’água em terrenos e ruas. Se o morador observar um princípio de deslizamento, faça contato imediatamente com a Defesa Civil de Ipatinga ou Corpo de Bombeiros”, alerta o secretário.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com