Nacionais

Datafolha mostra governo ruim ou péssimo para 30%

Desempenho continua sendo o pior para presidentes em primeiro mandato desde a redemocratização

(DA REDAÇÃO) – Pesquisa do instituto Datafolha publicado neste domingo (7) revela que 30% dos brasileiros consideram o governo Bolsonaro ruim ou péssimo, índice semelhante ao daqueles que consideram ótimo ou bom (32%) ou regular (33%). Não souberam opinar 4% dos entrevistados. A pesquisa repete o resultado da pesquisa CNT/MDA de final de marco, apontando que o governo Bolsonaro tem o pior índice entre presidentes de primeiro mandato, perdendo para Fernando Collor de Mello, em 1990, reprovado por 19%; Fernando Henrique Cardoso, 1995, reprovado por 16%; Lula e Dilma, respectivamente, 16% e 7%. Nos casos de FHC, Lula e Dilma, tratam-se de governos já desgastados por mandatos anteriores.

A pesquisa da CNT/MDA divulgada em 21 de março já mostrava uma queda acentuada da popularidade do governo: 15 pontos percentuais na avaliação de “ótimo ou bom”, em relação aos 49% aferidos em janeiro, caindo para 34%.

EXPECTATIVA

A pesquisa mostra ainda que antes da posse, 65% dos brasileiros esperavam que Bolsonaro fizesse um governo ótimo ou bom, 17% regular, e 12% ruim ou péssimo. Os índices já eram piores entre os presidentes eleitos para primeiro mandato desde a redemocratização. Agora, a expectativa é positiva para 59%, mediana para 16% e negativa para 23%.

O Datafolha apura que para 61% dos entrevistados, Bolsonaro fez menos do que se esperava no exercício do cargo. Já 13% consideram que ele fez mais, enquanto 22% avaliam que ele fez o que era esperado. Entre os descontentes predominam pessoas mais pobres e menos escolarizados.

GEOPOLÍTICA

Outro dado mostra que ainda não houve uma reversão na divisão geográfica do apoio ao presidente. O Sul, sua principal base em 2018, deu a maior aprovação a ele no levantamento do Datafolha: 39% (empatado com os 38% do Centro-Oeste/Norte), contra 22% de desaprovação.

O Nordeste é a região que mais rejeita o governo, com 39% de ruim/péssimo e 24% de ótimo/bom. Também lá existe a menor expectativa positiva: 50%.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com