Cidades

Curso abordará segurança e serviços em eletricidade

Especialista em Segurança do Trabalho, Norton Almeida esclarece que algumas “NRs preveem cursos institucionais obrigatórios”    (Crédito: Emmanuel Franco)

 

IPATINGA – O Sindcomércio (Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviço) Vale do Aço promove em sua sede em Ipatinga, situada à rua Sabará, no Centro, da próxima segunda-feira (16) até o dia 27, um curso sobre a Norma Regulamentadora 10 (NR-10) – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.
A carga horária é de 40 horas e as aulas serão ministradas pelo engenheiro eletricista Norton Cardoso Almeida, especialista em Segurança do Trabalho e funcionário da Petrobrás.
Relativas à segurança e medicina do trabalho, as Normas Regulamentadoras são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). “Algumas das NRs preveem cursos institucionais obrigatórios, e a NR-10 é uma delas. O curso básico que vamos ministrar no Sindcomércio é para todo mundo que trabalha com eletricidade. De dois em dois anos, quem está nesta área tem que passar por uma reciclagem”, explica Norton Almeida.
As aulas são voltadas para eletricistas autônomos, engenheiros e, ainda, a todo aquele profissional que trabalha com eletricidade, conforme ressalta Norton Almeida. “A NR-10 é estendida também pra quem trabalha em imediações onde há eletricidade, àquele trabalhador que de alguma forma está envolvido no ambiente de instalação elétrica como, por exemplo, os profissionais que atuam com telefonia. Apesar de mexerem com ‘extra baixa tensão’, que a rigor não teria nenhum risco, a NR não dispensa determinados cuidados a esses trabalhadores”, observa o engenheiro eletricista, acrescentando que muitos profissionais que trabalham com telefonia atuam em ambientes com até 3.800 volts.
O conteúdo programático do curso é o que está previsto nas diretrizes na NR-10 estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). “Quem não cumprir o que rege as NRs estará sujeito a multa, interdição e até embargos. Além do que, no caso do acidente, se tem toda a responsabilidade civil e criminal para a empresa e para os gestores”, alerta Norton Almeida, lembrando que a fiscalização em obras e demais ambientes de trabalho é feita pelos auditores fiscais do MTE.
Quem fizer o curso sobre NR-10 promovido pelo Sindcomércio estará qualificado e habilitado para trabalhar em instalações e serviços elétricos, sendo devidamente certificado. Informações sobre como participar das aulas através dos telefones (31) 3821-9020; (31) 3842-2040 e (31) 3849-4490 e, ainda, pelo e-mail ocupacional@sindcomerciova.com.br.

  

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com