Cultura

Curimã comanda roda de samba neste domingo

IPATINGA – O Grupo Curimã retorna ao Vale do Aço trazendo na bagagem um novo projeto musical. O show ‘Samba de Curimã’ propõe a valorização da cultura afro-brasileira, através do resgate de sambas de partido-alto, jongos e pagode de quintal. Trata-se de uma autêntica roda de samba, manifestação muito comum nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, e que começa há algum tempo a ganhar adeptos em Minas, uma forma informal e divertida de tocar e cantar samba, semelhante às jam sessions do jazz. As rodas de samba costumam reunir um grande número de pessoas que cantam e dançam em torno da mesa em que os músicos tocam os instrumentos e cantam.

A ideia do Samba de Curimã começou quando Lis Brasil, uma das idealizadoras do projeto, resolveu unir o útil ao agradável, em outubro deste ano: “A gente queria reunir os antigos companheiros do Nem Secos para tocarmos juntos. E nada mais natural que uma roda de samba, linguagem que a gente ama e sabe fazer melhor. O samba é capaz de unir as pessoas. Neste projeto buscamos leveza e alegria, convidando a plateia para participar, cantando junto, na palma da mão”, explica a cantora.

Em Belo Horizonte, as rodas de samba comandadas pelo Curimã acontecem nas tardes de sábado, na Cantina da Ana, próximo do Estádio Independência. Agora, com o apoio do Espaço Cultural Casa Laboratório, o grupo tem a chance de mostrar o trabalho no Vale do Aço, terra-natal de muitos dos integrantes da trupe. “Há cerca de 3 anos não nos apresentamos por aqui. Nessa reunião de amigos, o objetivo principal é contribuir para que o samba continue eterno. E tem sempre um gostinho especial quando a gente toca na nossa terra, revendo nossos amigos e familiares. Mas é preciso salientar que não trouxemos o time completo. Originalmente tocamos com uma formação de sete músicos, mas por falta de apoio, não pudemos trazer todos eles. Será uma versão compacta”, esclarece Lis.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com