Cidades

Cultura, esporte e lazer na rotina das escolas da rede municipal

Atualmente, 100% das 40 unidades de ensino municipais contam com a oferta da Educação Integral

IPATINGA – A estudante da Escola Municipal Henrique Freitas Badaró, Geysla Mendes, de 14 anos, não escondeu a ansiedade no momento de subir ao palco, durante o “Festival da Família”, realizado no Parque Ipanema, em Ipatinga. Ela faz parte da turma de teatro musical da Cia. Fito Fitness, localizada no bairro Ideal. O espaço é um dos novos parceiros da Prefeitura e oferta aulas de dança, teatro e música para estudantes da rede municipal de Educação. “Fico muito feliz em poder participar das atividades artísticas, esportivas e culturais que contribuem para o meu desenvolvimento”, relata a estudante.

Na avaliação de Gegisbel Souza Mendes, de 34 anos, mãe de Geysla, há exatos dois anos, as atividades complementares têm contribuído para a melhora do rendimento da menina nas demais disciplinas. “Em 2014, ela começou a praticar judô. Desde então seu comportamento mudou e, consequentemente, o aproveitamento em sala de aula também melhorou. Fico muito orgulhosa sempre que os boletins chegam em casa”, destaca.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), esta nova rotina de atividades curriculares faz parte do cotidiano de aproximadamente 50% dos educandos das escolas municipais. Desde 2013, a Administração Municipal desenvolve ações e estabelece parcerias, com o objetivo de qualificar o ensino ofertado na rede pública de Ipatinga.

EDUCAÇÃO INTEGRAL

Em 2012, apenas nove das 37 unidades de ensino do município contavam com o Programa Mais Educação, que assegurava jornada estendida das crianças e adolescentes nas escolas. No ano seguinte, a pactuação das escolas ao programa do Ministério da Educação começou a ser ampliada e, em 2014, chegou a todas as 29 unidades de Ensino Fundamental.

Paralelamente, a Administração criou e investiu em programas e projetos próprios, com vistas a consolidar a Educação Integral e garantir a sua sustentabilidade no município. Entre esses programas e projetos estão o Aprender Mais, o A-E-Ipatinga e o Ipatinga: Cidade Leitora.

NOVAS PARCERIAS
No início deste ano, novas parcerias foram firmadas e ampliaram ainda mais a oferta das atividades culturais, esportivas e de lazer na cidade. Por meio do projeto “O que é que a cidade tem?”, estudantes e profissionais das escolas mapearam os potenciais educativos dos territórios onde as unidades estão inseridas. O trabalho consistiu em identificar pessoas e locais que pudessem ser colaboradores das atividades ofertadas pelas escolas.

Atualmente, 100% das 40 unidades de ensino municipais contam com a oferta da Educação Integral, que acontece nas dependências das próprias escolas e em espaços de parcerias. “O objetivo é que todos os educandos da rede municipal tenham oportunidades de participar de atividades complementares, nas áreas esportivas, artísticas, culturais, de apoio pedagógico e iniciação profissional, conforme suas necessidades e particularidades. Sabemos que esse é um grande desafio, mas estamos confiantes que a meta será alcançada, com a mobilização da comunidade escolar e de parcerias com os diversos setores públicos e privados”, argumenta a secretária de Educação Leida Tavares.



Novas oportunidades acontecem em 20 espaços diferentes com atividades variadas, como balé, dança, teatro,
judô, natação, futebol, música, entre outros

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com