Cultura

CSFX comemora 53 anos

Divulgação

IPATINGA – Quadro negro, giz branco, máquina de escrever, mimeógrafo, caderneta escolar. Ao mesmo tempo em que esses itens despertam curiosidade ou causam, até mesmo, certa estranheza nos alunos do Ensino Infantil, nos pais acabam despertando afinidades e boas lembranças dos tempos de escola. Pelo menos, essas têm sido as reações mais comuns no Colégio São Francisco Xavier (CSFX), durante a semana em que completa 53 anos, ao criar uma exposição que resgata e valoriza sua história.

Segundo a professora Eliane Rotte, organizadora do trabalho junto à equipe docente do Ensino Fundamental, e a supervisora Kelly Cristina Leite Marques, além de registros fotográficos históricos e turmas de anos anteriores, há uma coleção de objetos que também ajudam a contar a trajetória do Colégio. Em meio a documentos, materiais de escritório utilizados em décadas passadas e objetos inusitados, como o reglete (instrumento de escrita manual para deficientes visuais), o que mais tem chamado a atenção dos alunos são os antigos uniformes e as cadernetas escolares, que marcavam as notas e as presenças diárias dos alunos.

INTEGRAÇÃO
“O interessante é que a exposição vem integrando não apenas os alunos, mas os pais também, já que muitos deles são ex-alunos do Colégio. Com isso, à medida que os pais vão buscar os filhos, eles aproveitam, e a visitam. As famílias estão contribuindo e a exposição está sendo construída de forma bem interativa. Não esperávamos tanta movimentação”, destaca Kelly. A exposição não é aberta ao público, contudo, pais e familiares de alunos podem visitá-la durante o horário escolar.

Desde a fundação, em 1962, quando foi criado pela Usiminas com a missão de promover educação e qualidade de vida às famílias de trabalhadores vindos dos quatro cantos do país para Ipatinga, já passaram pelas salas do Colégio São Francisco Xavier milhares de crianças, de adolescentes e de adultos, nos níveis: educação infantil, fundamental, médio, técnico e pós-graduação.

QUALIDADE
Do compromisso humanístico dos padres Jesuítas, no início de suas atividades, ao modelo de excelência implantado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), atual instituição mantenedora, a história de sucesso construída pelo CSFX segue apontando para o caminho da qualidade. “Nosso compromisso, hoje e sempre, é com uma educação que vise ao desenvolvimento global do ser humano. Por isso, não só inserimos os educandos no mundo do conhecimento, mas também promovemos o seu crescimento como cidadãos, futuros homens de bem na sociedade”, ressalta Solange Liége dos Santos Prado, diretora do CSFX.

SERVIÇO
Para saber mais, acesse www.csfx.com.br ou entre em contato com o Colégio, pelo (31) 3829-9800.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com