Cidades

Criança Feliz adequa atividades para manter assistência aos beneficiários do programa

BOM JESUS DO GALHO – O Departamento Municipal de Assistência Social está desenvolvendo uma série de estratégias para manter o atendimento aos beneficiários do programa Criança Feliz durante este período de pandemia e de forma segura.

Os trabalhos presenciais foram suspensos, mas, por telefone, aplicativo de mensagem, os pais continuam sendo orientados em relação aos cuidados com seus filhos.

Nesta semana, as visitadoras estão entregando materiais didáticos aos assistidos em suas próprias residências.

Segundo a coordenadora do programa, a assistente social Joana Reis, a proposta é estimular a interação entre pais e filhos. “Durante as visitas, nossas agentes aproveitam para se informar sobre como estão as famílias, se precisam de alguma ajuda em relação a motivar os filhos a se desenvolver. Nosso intuito é que ninguém fique sem receber os serviços do programa”.

Os materiais são lúdicos e, conforme observa Joana, ajudam no processo de desenvolvimento social, emocional, cognitivo e motor das crianças.

“Durante a abordagem com as famílias, feita considerando a distância de segurança, temos um feedback dos pais ou responsáveis pelas crianças. Com essa ação, podemos ainda nos certificar se as crianças estão bem, já que elas sempre vão para a janela ou porta rever as monitoras e conversar um pouco”, explica Joana Reis.

Ainda segundo a coordenadora, a iniciativa é essencial para os beneficiários do Criança Feliz “que não costumam ter acesso à internet. O material educativo  ajuda as crianças a passar por este momento de isolamento social sem abandonar os processos de aprendizagem desenvolvidos pelo programa”.

Outra atividade desta semana realizada pelas visitadoras foi a produção artística de uma capa para o cartão de vacina das crianças, a fim de tornar a caderneta mais atrativa e motivar um maior envolvimento dos beneficiários com as campanhas de imunização, tanto das crianças quanto dos pais. “A arte tem o poder de tornar tudo mais bonito e interessante. Por isso, decidimos dar uma carinha mais alegre aos cartões”, conta Joana Reis.

NÚMEROS

O Criança Feliz é uma ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus pequenos meios para promover seu desenvolvimento integral.

Em Bom Jesus, o programa atende 170 famílias e conta com cinco visitadoras. Cada uma é responsável pelo acompanhamento das atividades de 34 desses grupos familiares.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com