Cidades

Cresce representatividade feminina na Câmara de Ipatinga

IPATINGA – Na eleição municipal deste ano, fato que merece destaque é o aumento do número de mulheres que irá compor a próxima Legislatura na Câmara Municipal de Ipatinga. O número de cadeiras subiu de um para três. Isso representa um percentual de 16% de mulheres no universo de 19 vereadores, na 14ª Legislatura. Além da vereadora Lene Teixeira (PT), que foi reeleita, também estão eleitas Cassinha Carvalho (PSB) e Márcia Perozini (PMDB).
Vale lembrar que desde 2004, ou seja, há três legislaturas, que apenas uma mulher ocupava o cargo de vereadora. O município segue contrário aos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dão conta que a representação feminina caiu em todo o país. No Estado de Minas Gerais, que ocupa a 3ª última posição de eleitas no Brasil, a média nesta eleição é de 7,3 mulheres para cada 100 homens eleitos.

HISTÓRIA
Em Ipatinga, das 14 legislaturas existentes desde a instituição do Legislativo, apenas oito mulheres se elegeram desde 1965. Destas, a campeã de mandatos é a vereadora Lene Teixeira, que está indo para seu 4º mandato.
A mestre historiadora Marilene Tuller, que produziu o estudo pós-graduação em história intitulado “Ostracismo das Mulheres na Câmara de Ipatinga” observa que as três cadeiras representam uma trajetória que só ocorreu na Legislatura de 2000 e que a presença da mulher no parlamento auxilia no debate e no entendimento das diferenças do gênero, auxilia a sensibilidade de promoção de políticas públicas para a mulher e constrói um ambiente mais igualitário.
Para Lene Teixeira, é uma honra ter a confiança dos eleitores e eleitoras por tantos anos. “Sempre buscamos representar a mulher e suas causas, promovendo políticas públicas que a favoreçam, sempre com muita ética e princípios que vêm comigo desde o início de minha caminhada cristã. Irei dividir a nova Legislatura com as demais vereadoras eleitas com muita alegria, e faremos o possível para sermos uma bancada feminina que dará muito orgulho à população”, disse Lene.

RENOVAÇÃO
Já a eleita Cássia Carvalho frisou que “chegar à Câmara Municipal, principalmente de uma cidade tão expressiva e notória como a nossa, é motivo de muito orgulho. A sonhada renovação aconteceu e agora é trabalhar para promover o reencontro com o progresso de nosso município”, disse ela.
Para a Márcia Perozini, “ser vereadora é uma oportunidade única de promover o bem comum por meio da política. E a força da mulher é determinante nesse objetivo. Sabemos que mais da metade da população é mulher e quero dizer que a sociedade ipatinguense pode contar comigo”, afirmou ela.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com