Cidades

CPI vai investigar servidores da gestão Zema que “furaram fila” da vacinação

Foto: o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, foi exonerado do cargo

Governador demite o secretário de Saúde Carlos Eduardo Amaral, que está no epicentro do escândalo

(DO PODER 360) – A Assembleia Legislativa de Minas Gerais instalou nessa 5ª feira (11.mar.2021), uma CPI (comissão parlamentar de inquérito) para investigar a suspeita de que servidores estaduais teriam furado a fila de vacinação contra covid-19 no Estado. É a 1ª vez que o governador Romeu Zema (Novo), eleito em 2018 com a promessa de combater privilégios, enfrenta uma CPI.

Dos 77 deputados da Assembleia, 39 votaram a favor da abertura da comissão. A CPI vai investigar a vacinação dos servidores e também os recursos gastos pelo governo na pandemia.

“Investigaremos a fundo esses que se entendem privilegiados em passar à frente dos demais na vacinação, o que segundo o momento em que vivemos de pandemia, é um crime dos mais graves dos nossos dias atuais”, disse o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), ao acatar pedido de formação da CPI.

SECRETÁRIO DE SAÚDE CAI

Zema anunciou a demissão do secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, que virou centro de polêmica depois da denúncia de que 806 servidores administrativos da pasta teriam “furado fila” e se vacinado contra a covid-19. Entre os servidores está um assessor próximo ao governador, Nicolau Coimbra Campedelli, que trabalha na Diretoria Central de Relação com a Imprensa, vinculada à Secretaria Geral do Estado.

Todo o alto escalão da Secretaria de Saúde, subsecretários, assessores de comunicação e de cerimonial da pasta, além de funcionários de gabinete, foram vacinados contra o coronavírus.

“BONS RESULTADOS”

O anúncio do afastamento de Amaral foi feito pelas redes sociais. O governador agradeceu pelo trabalho dele, em especial no combate à pandemia e na gestão das obras dos Hospitais Regionais no Estado.

“Minas Gerais tem um dos melhores resultados no enfrentamento ao coronavírus graças à responsabilidade da gestão. Seguiremos atuando com eficiência e transparência para que a vacina chegue logo a todos o mineiros”, disse Zema no Twitter.

Na tarde de 5ª feira, depois de se reunir com o governador e de a Assembleia Legislativa abrir a CPI, Amaral disse em entrevista à imprensa não ver “nenhum ilícito ou imoralidade nas ações” de imunização.

Romeu Zema anunciou nesta 6ª feira (12.mar), que o médico Fábio Baccheretti, atual presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, assumirá o cargo de secretário de Estado de Saúde.

COVID EM MINAS GERAIS

Segundo dados divulgados pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e confirmados pelo Ministério da Saúde, Minas Gerais bateu na 5ª feira (11.mar) recorde de mortes por covid-19 em 24 horas. Foram 263 novas vítimas confirmadas. Com isso, o Estado atingiu o número total de 20.087 mortes pela doença.

Desde o início da pandemia, 946.556 pessoas se infectaram no Estado, das quais 861.434 se recuperaram. A taxa de ocupação de leitos no Estado é de 80,8% nas vagas do SUS exclusivas para pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com