Cidades

Covid-19: Saúde de Ipatinga reforça importância da 2ª dose de vacinação

IPATINGA – A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reforçando nesta semana as orientações à população quanto à importância da segunda dose de vacinas contra a Covid-19 para completar o alcance da imunização.

Mesmo com a disponibilidade de vacinas no município, não é incomum se deparar com pessoas que receberam a primeira dose de imunizantes e não procuraram os postos de saúde para ampliar a proteção contra a doença. Em Ipatinga, mais de 20 mil pessoas constam no sistema como faltosas para a segunda dose.

Com exceção da vacina da Janssen, que confere imunidade contra o Coronavírus após 14 dias de aplicação da dose única, as demais (Coronavac, AstraZeneca e Pfizer) precisam de uma segunda dose.

ANTICORPOS

De acordo com a médica Carmelinda Lobato, referência técnica em infectologia no município, estudos realizados constatam uma queda no nível dos anticorpos alguns meses após as duas primeiras doses. Assim, a dose de reforço é importante para proporcionar o aumento da quantidade de anticorpos circulantes no organismo. “Quando aumentamos a quantidade de anticorpos circulantes, isso reduz a chance de cada pessoa se infectar ou reinfectar”, afirmou.

Outra medida importante pontuada pela profissional está relacionada à redução da chance de infecção em caso de novas variantes. “Quando temos uma quantidade de anticorpos circulantes elevada, é mais provável que ao ser infectado por uma nova variante a pessoa possa desenvolver anticorpos que se liguem a essa variante”, disse a médica.

HORÁRIO ESTENDIDO

Para garantir que toda a população seja imunizada, a Secretaria de Saúde está atendendo em horário estendido em algumas UBS’s até o dia 17 de dezembro. As salas de vacina das unidades do Limoeiro, Bom Jardim 1, Bethânia 1 e 2, Vila Celeste, Iguaçu, Canaã e Vila Militar estarão funcionando até as 21h para atender aos munícipes que não podem comparecer em horário normal de expediente.

VACINÔMETRO

O balanço do vacinômetro na tarde desta terça-feira (7) apontava nada menos que 188.489 vacinas aplicadas em primeira dose. O total da segunda dose chega a 156.534. Há, ainda, mais 4.598 aplicações de dose única e 21.075 doses de reforço.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com