Cidades

Covid-19: Ipatinga está há dez dias consecutivos sem óbitos

Contingente de população adulta alcançado pela vacinação já chega a 95% no município. Redução de contaminações possibilita também novas instalações ao SAM e CCDIP

IPATINA – Os reflexos das medidas adotadas pela administração municipal de Ipatinga no combate à Covid-19 continuam se fazendo sentir nos números cada vez mais positivos em relação à pandemia, considerados pelas autoridades sanitárias dignos de comemoração.

Ao mesmo tempo em que a cidade registra mais de dez dias consecutivos sem óbitos, a Secretaria de Saúde informa ter sido alcançada a marca de mais de 330 mil doses de vacina aplicadas em favor da população.

VACINAÇÃO

O balanço desta quarta-feira (27) registrou 185.598 pessoas vacinadas com a primeira dose de imunizante, outras 135.934 com a segunda dose ou dose única, e mais 6.891 vacinadas com a dose de reforço.

Com os números atualizados, a cidade já soma 83,22% da população geral vacinada com a primeira dose, sendo que 60,12% estão com o esquema vacinal completo.

Já o percentual de vacinação da população adulta (acima de 18 anos) chega a nada menos que 95%.

LEITOS

Outro dado importante é que as taxas de ocupação de leitos de UTI e enfermaria ainda continuam baixas. Nesta quarta-feira (27), o nível de ocupação da UTI-Covid se manteve em 11%, e o da enfermaria, 13%. O município registrou até o momento, no mês de outubro, 143 notificações de casos de Covid-19. Para que se tenha uma ideia do abrandamento das contaminações, durante o mesmo período do ano anterior foram registradas 986 notificações.

Para o secretário de Saúde, Cléber de Faria, a correta estratégia de aplicação ágil e imediata das doses de vacinas que são destinadas ao município continua impactando na melhoria da qualidade de vida da população, criando um ambiente cada vez mais favorável para a retomada das atividades com segurança nos mais diversos setores. “De qualquer modo, é importante que todos procurem os postos para se vacinar e completar o esquema vacinal. A queda no número de internações e mortalidade por Covid-19 comprova que a vacinação é a melhor estratégia para a redução dos riscos graves da doença”, afirmou o secretário.

SAM E CCDIP DE CASA NOVA

Para oferecer mais conforto e qualidade na assistência à população, começam a funcionar nesta quarta-feira (27), no local onde existia o Centro de Atedimento à Covid (CEAC), no Novo Centro, as novas instalações do SAM (Serviço de Autorização Médica), que disponibiliza serviços de média e alta complexidade, ambulatoriais e hospitalares, via Sistema Único de Saúde (SUS), e do CCDIP (Centro de Controle de Doenças Infectoparasitárias de Ipatinga), referência na região em tratamento contra a tuberculose, hanseníase, leishmaniose e esporotricose, além de oferecer acompanhamento multiprofissional, tratamento e, também, diagnóstico precoce e preventivo para infecções sexualmente transmissíveis, como HIV/AIDS e Sífilis. Os dois organismos ocupavam imóveis alugados – gerando despesas para os cofres públicos – e menos adequados. Assim como o Hospital de Campanha, o CEAC, que funcionou no antigo prédio do Restaurante Popular, reformado e preparado emergencialmente para acolher pessoas com sintomas de Covid-19, foi desativado em função da consistente diminuição dos casos relacionados à pandemia.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com