Cidades

Covid-19: HMI terá 10 novos leitos de UTI e 20 de enfermaria

Respiradores de alta performance adquiridos pelo município chegaram na última terça-feira (30)

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga segue reforçando protocolos e também a infraestrutura de prevenção ao coronavírus, objetivando qualificar cada vez mais a rede de atendimento para dar resposta rápida e eficiente às demandas relacionadas à doença. Nesta quarta-feira (1), começaram a ser desenvolvidas obras de revitalização, acompanhadas da reorganização de toda a estrutura do Hospital Municipal para ampliação de dez leitos de UTI e 20 de Enfermaria destinados a tratamentos de pacientes com Covid-19. 

Com a chegada dos respiradores de alta performance adquiridos pelo município no fim da tarde dessa terça-feira (30), a Prefeitura precisou organizar um espaço dentro do Hospital Municipal destinado à criação de leitos específicos de Covid-19, uma vez que os equipamentos passarão a fazer parte da rede de tratamento contra o coronavírus.

Os novos equipamentos serão utilizados na assistência a pacientes graves com evolução para insuficiência respiratória, que necessitam ser intubados para receber a ventilação mecânica.

EQUIPE TÉCNICA

“Após a chegada dos respiradores de alta performance, o próximo passo é aguardar a vinda da equipe técnica da empresa que vendeu os aparelhos ao município para realizar a testagem dos aparelhos. Esse procedimento se faz necessário para não haver a perda da garantia. Outro quesito que estava previsto no edital é que a empresa vencedora da licitação teria que realizar um treinamento dos nossos profissionais para utilização correta dos aparelhos. Após cumprimento de todos esses procedimentos, os respiradores estarão à disposição para uso”, explicou o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha.

GOVERNO  ESTADUAL

O município ainda aguarda o envio à cidade de respiradores prometidos pelo governo do Estado. Os equipamentos também serão importantes para reforçar o sistema de saúde municipal, que atualmente opera no limite em relação à ocupação dos leitos de UTI Covid-19/SUS.

REVITALIZAÇÃO

Dentro de poucos dias, locais que estavam sendo utilizados para outros fins dentro do Hospital Municipal darão espaço a uma ala exclusiva reservada para tratamento de pacientes de coronavírus. Atualmente, a unidade já abriga dez leitos de UTI Covid-19 e 20 de Enfermaria.

Nova pintura, distribuição de macas, aparelhagem específica, além de pequenos reparos estão sendo feitos no local para trazer mais segurança e conforto para os pacientes.

NOVOS ESPAÇOS

O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, reforça que o município está trabalhando para ampliar ainda mais a rede de atenção voltada para o tratamento da doença.

“A Prefeitura tem buscado a cada dia criar estratégias e ações eficazes no combate ao coronavírus. Após a compra dos respiradores, o próximo passo é a reorganização dos espaços dentro do Hospital Municipal para criar um local específico para assistência a pacientes de Covid-19. Faço questão sempre de ressaltar que, em razão do decreto de calamidade, o Executivo está autorizado a realizar compras com a dispensa de licitação. Entretanto, para aquisição dos respiradores optamos por realizar o pregão eletrônico, buscando dar transparência ao processo. Com esse procedimento, um fornecedor ofereceu o produto por R$ 60 mil a unidade, valor que é basicamente um terço da cotação feita em uma possível dispensa de licitação, o que significa considerável economia de recursos públicos. E assim vamos caminhando na luta contra essa doença”, disse o chefe do Executivo. 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com