Policia

Corpo de Bombeiros denuncia venda de extintores adulterados

Capitão Jefferson alerta sobre os golpes existentes na praça e pede que população denuncie   
(Crédito: André Almeida)

IPATINGA – O Corpo de Bombeiros irá denunciar à Polícia Civil e também ao Ministério Público, comerciantes que estiverem vendendo extintores adulterados ou fora dos padrões exigidos pela Corporação. A informação foi dada nesta segunda-feira (6) pelo capitão Jefferson de Oliveira em entrevista coletiva.

De acordo com o militar, esta atitude será tomada em decorrência de denúncias que vêm chegando para os Bombeiros dando conta de que alguns empresários estariam, por exemplo, vendendo extintores para carro mesmo após o vencimento – o prazo máximo para utilização deste tipo de equipamento é de cinco anos. Também há denúncias de adulteração nos lacres dos extintores e até mesmo de empresários que não efetuam a recarga dos equipamentos da maneira correta, ou seja, esvaziando-os totalmente e enchendo-os novamente.

COLABORAÇÃO
Conforme o capitão Jefferson, as denúncias serão feitas com base em vistorias que já vem sendo realizadas nos estabelecimentos. Por meio de fotografias, que serão tiradas pelos próprios militares para atestarem a situação, as denúncias serão encaminhadas aos órgãos competentes.
Entretanto, o próprio capitão afirmou que é necessária a colaboração da população para que esse tipo de prática seja coibida. Ele cita o telefone 181, do Disque Denúncia Unificado, como um canal de comunicação anônimo onde as pessoas podem realizar denúncias.

Jefferson explicou ainda que no site do Corpo de Bombeiros, existe uma relação de empresas licenciadas para a realização deste tipo de serviço – o endereço é o www.bombeiros.mg.gov.br. Deu ainda uma dica importante para os consumidores que vão recarregar os extintores vencidos: esvaziar os vasilhames antes de entregá-los para a empresa de recarga, assim não há risco de, por exemplo, o serviço ser feito pela metade, ou, ainda pior, nem chegar a ser feito, caso o extintor nunca tenha sido utilizado, por exemplo.

FRAUDES
O Corpo de Bombeiros de Ipatinga também tem estado alerta a respeito da existência de golpes na praça envolvendo o nome da corporação e que visam a liberação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que é um documento necessário para estabelecimentos comerciais, industriais e residenciais onde habitam mais de uma família. Ele é expedido após a análise do projeto de engenharia do local e também de vistoria ao estabelecimento e deve ser renovado junto aos Bombeiros a cada três anos.

Segundo Jefferson, pelos menos três golpes são conhecidos da corporação. Uma das modalidades consiste em o golpista afirmar que um militar de dentro da corporação poderia acelerar a emissão do Auto ou que ainda a empresa responsável pela elaboração do projeto teria contatos que facilitariam a emissão do documento.
Para o capitão, nenhuma dessas afirmações pode ser levada em consideração, uma vez que os Bombeiros são proibidos por lei de elaborarem projetos e também não podem acelerar o processo, já que há um tempo determinado para execução do mesmo.

MÁ-FÉ
Existe ainda uma outra ação de má-fé em que o responsável técnico pelo projeto afirma ao cliente dono do estabelecimento que os Bombeiros estariam atrasando a entrega do Auto, e mais uma vez o capitão argumenta que o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais possui um prazo estipulado de 15 dias para a entrega do resultado do projeto, o que pode representar um atraso do próprio responsável técnico. Atualmente, 90% dos projetos que são enviados para os Bombeiros são reprovados em primeira análise. Quando retornam para serem verificados, o índice de reprovação chega a 40%.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com