Cultura

Coros de Ipatinga, Vitória e Campinas homenageiam Usiminas pelos 50 anos

De Ipatinga, o Canta Coral recebe o Madrigal Exsultate, fundado em 2002     (Crédito: Grão Fotografia)

IPATINGA – A Associação Coral Usina Intendente Câmara reúne coros de Ipatinga, Vitória e Campinas para homenagear a Usiminas, pelos 50 anos de operação. São as apresentações do XII Canta Coral – Encontro Nacional de Coros, que acontece nos dias 19 e 20 de outubro, às 20 h, no teatro do Centro Cultural Usiminas.
Instituído em 1996, o Canta Coral tem como objetivo reunir coros de várias partes do país, com o propósito de divulgar e preservar esta arte musical. O encontro é referência nacional na modalidade, por reunir o melhor do canto coral brasileiro, em um grande congraçamento cultural. Participam das apresentações deste ano os coros Algazarra Arte & Coral, vindo de Vitória, Espírito Santo; Unicamp Zíper na Boca, de Campinas, São Paulo; Madrigal Exsultate e os coros adulto e juvenil Intendente Câmara, de Ipatinga.

50 ANOS
A décima segunda edição do encontro comemora uma data significativa: os 50 anos de operações da Usiminas, empresa responsável diretamente pelo crescimento do Vale do Aço, em todos os setores. Na área cultural tem um significado expressivo e especial. De forma ímpar, por meio do Instituto Cultural Usiminas, utilizando os benefícios das Leis de Incentivo à Cultura, Estadual e Federal, transformou o Vale do Aço no segundo polo produtor de cultura de Minas Gerais, com a implantação do Instituto Cultural Usiminas, em 1993.
A produção artística local, que já era atuante em vários segmentos, se ampliou. Entidades, grupos e artistas independentes se profissionalizaram. A empresa disponibilizou para a população dois espaços importantes: em 1994 inaugurou o teatro Zélia Olguin, localizado no bairro Cariru, com 206 lugares e, em 2002, o teatro do Centro Cultural Usiminas, localizado no Shopping do Vale do Aço, com 724 lugares. Com estes dois equipamentos tem permitido que, tanto a produção local, como a produção vinda de outros centros, apresente para o público da região, espetáculos de dança, música, teatro e outros segmentos.
Entre os participantes estão Coro Unicamp Zíper na Boca (da cidade de Campinas, São Paulo), o Algazarra Arte & Coral (Vitória, Espírito Santo) e o Madrigal Exsultate (de Ipatinga).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com