Cidades

Copasa reforma estação elevatória no Macuco

(Crédito:ACS/PMT)

TIMÓTEO – Danificada por atos de vandalismo em junho passado, a Estação Elevatória de Esgoto do bairro Macuco, em Timóteo, acaba de ser reformada pela Copasa. A empresa investiu cerca de R$ 55 mil na obra, onde funciona o sistema de bombeamento do esgoto gerado no Macuco.

A reforma consistiu na instalação do quadro de comando e troca da bomba, equipamentos que garantem o funcionamento da estação, instalação de seis poços de visita, para retirada do esgoto que era lançado no asfalto e interligá-lo às redes coletoras, e substituição de válvulas de controle. A empresa realiza também serviços regulares de manutenção e desentupimento de redes e construção de poços luminares, com uma média de 20 atendimentos mensais no bairro.

“Priorizamos o Macuco, em respeito aos moradores que estavam sofrendo com esgoto a céu aberto, e ao meio ambiente, já que o bairro está situado em uma área de preservação ambiental, o Parque Estadual do Rio Doce. O funcionamento da estação elevatória é fundamental para evitar que o esgoto gerado no bairro vá para o parque e contamine a fauna e flora local”, explica o gerente responsável pela Copasa em Timóteo, Wilson Milani.

O presidente da associação do bairro Macuco, Fabiano Ferreira, destaca a importância das obras para o bairro. “Ter o esgoto coletado e tratado é uma antiga reivindicação dos moradores, que sofrem com o mau cheiro e aparecimento de ratos, baratas e mosquitos. Com a chegada da Copasa algumas mudanças já são visíveis, como o tempo de espera por um atendimento. Antes era de quase trinta dias, agora é imediato”, comenta.

Na opinião de Ferreira, a questão do esgoto vai além da saúde e qualidade de vida. “Moramos em um bairro cercado por áreas de preservação ambiental. Coletar o esgoto é evitar que ele seja lançado no Parque do Rio Doce e prejudique toda diversidade de fauna e flora que existe no local. Muito mais que um compromisso com a qualidade de vida da população, trata-se do respeito à natureza e da garantia da sustentabilidade ambiental”, comenta.

INVESTIMENTOS

Desde que assumiu o Sistema de Esgotamento Sanitário de Timóteo, a Copasa presta serviços de manutenção de redes e ligações prediais, coleta, transporte e destinação final dos esgotos gerados pelos imóveis locais. Por mês, são realizados cerca de 498 atendimentos na cidade.

A Copasa irá investir mais de R$ 78 milhões para a implantação de 4.173 novas ligações prediais de esgoto; 3.862 metros de redes coletoras; 61.490 metros de redes interceptoras; seis estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A licitação das obras encontra-se em curso.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com