Cidades

Copasa esclarece sobre taxa de esgoto

(Crédito: Divulgação/Copasa)

TIMÓTEO – Empregados da Copasa estiveram presentes neste domingo, 14, na Feira Livre do Timirim, em Timóteo, para esclarecer as dúvidas sobre a cobrança da tarifa de esgoto e informar à população sobre os serviços que estão sendo prestados na cidade.

Durante a ação, foram exibidos vídeos informativos sobre as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário, que serão realizadas a partir do próximo ano. Os vídeos abordaram ainda a importância e os benefícios trazidos pelo tratamento de esgoto. Foram distribuídos folders e panfletos alusivos ao assunto.

O público que esteve no local avaliou de forma positiva a ação desenvolvida pela empresa. Para o assistente técnico João Souza Lopes, morador do bairro João XXIII, os esclarecimentos da Copasa vieram em um momento oportuno. “Este é o momento para tirarmos nossas dúvidas e conhecermos um pouco mais sobre o trabalho realizado pela Copasa. Entendo que a cobrança da tarifa é consequência de um bom trabalho prestado ao município”, comentou.

O morador falou ainda sobre a importância da implantação das obras de esgotamento sanitário. “A Copasa tem um grande desafio em Timóteo, principalmente em áreas localizadas às margens dos córregos e rios. Temos um projeto na prefeitura, o Fundo de Vale, que consiste em instalar parques e pistas esportivas nesses locais. Para isso, o esgoto canalizado e devidamente tratado é uma condicionante”, disse.

Para Raquel Soares a ação atende aos anseios da população, que tem muitas dúvidas sobre a cobrança da tarifa e sobre as obras. “Muitas pessoas não têm acesso à informação. Quando conversamos com os empregados da empresa entendemos o que está sendo feito e o porquê da cobrança. Para mim, o valor da cobrança é um pouco alto, mas se comparado com os benefícios e as melhorias que foram feitas na cidade, a gente entende”, declarou.

A dona de casa reside às margens do Córrego Caçador e conta que sofre com o mau cheiro constante. “Não vejo a hora de as obras começarem. Estou ansiosa. Tem dias que a gente olha para o córrego e a água está preta. E, para piorar, as pessoas descartam lixo e móveis usados no local. É um desconforto constante. Acredito que as obras irão melhorar a vida de toda a população, trazendo mais saúde para as crianças e para os idosos, principalmente”, disse.

TARIFA
O valor cobrado pela tarifa de esgoto – referente a 50% do valor da conta de água – é definido pela Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) e se refere aos serviços de manutenção de redes e ligações prediais, coleta, transporte e destinação final do esgoto, adequação e melhorias das redes coletoras. A cobrança só é aplicada aos usuários cujo esgoto já está sendo coletado pela empresa.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com